Prefeitura garante oferta de serviços essenciais para festejos juninos em Salvador – Secretaria de Comunicação

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Para oferecer mais conforto aos cidadãos que vão curtir os festejos juninos em Salvador, a Prefeitura oferece um vasto leque de serviços essenciais nas áreas de saúde, segurança patrimonial, trânsito, transporte, fiscalização, lazer, limpeza, manutenção urbana e preservação da ordem pública, dentre outras atividades. Confira como serão realizadas as atividades a partir desta sexta-feira (21):

Saúde – Para garantir o pronto atendimento dos cidadãos que vão curtir o São João na capital baiana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com um efetivo total de 260 agentes de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas, assistentes sociais e demais profissionais necessários à população neste período. As ações serão reforçadas em Paripe, Centro Histórico, Periperi e no Parque de Exposições, onde estão concentrados os principais festejos na cidade.

Limpurb – Durante os festejos juninos no Centro Histórico, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou um esquema especial de limpeza para garantir que a comemoração fique mais limpa e organizada. A operação será iniciada nesta sexta (21) e se estende até a terça-feira (25) nos principais pontos da região, como Pelourinho, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Rua do Chile e transversais.

Serão mobilizados cerca de 190 profissionais e 20 equipamentos para atender as áreas com maior circulação de pessoas durante o São João. Os serviços planejados incluem varrição, coleta de lixo, lavagem de vias e outras ações essenciais.

Transporte – Priorizando o deslocamento de quem vai aproveitar os festejos juninos em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) organizou uma operação especial para o transporte público coletivo. O serviço de ônibus funcionará durante 24h através da frota reguladora nas estações Mussurunga, Acesso Norte e Pirajá. Caso haja demanda, as equipes de fiscalização da Semob acionarão os operadores do sistema Integra para deslocar ônibus que irão operar com linhas especiais nos principais corredores da cidade.

Serão disponibilizados 40 veículos para os festejos do Parque de Exposições e do Pelourinho. Para atender especificamente o público do Centro Histórico, haverá um ponto de ônibus na altura da Casa do Benin, na Avenida Joaquim José Seabra (Baixa dos Sapateiros), onde veículos da frota reguladora darão atendimento aos usuários conforme demanda.

Para a realização da festa junina em Paripe, dez ônibus da frota reguladora foram disponibilizados para dar atendimento ao público, caso haja demanda, das 23h às 5h, entre este sábado (22) e a segunda-feira (24). A Semob também instalou pontos provisórios de táxi, mototáxi e veículos por aplicativo em locais privilegiados nas duas principais áreas de festejos juninos de Salvador: Centro Histórico e Parque de Exposições (Paralela).

No Parque de Exposições, onde serão realizados shows entre os dias 13 e 15 de junho, 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho, a via marginal em frente à entrada do evento estará liberada para o acesso do público em geral até 1h após o início dos shows. Após este período, o trecho será de acesso exclusivo de táxis, mototáxis e ônibus.

Os veículos particulares e por aplicativo deverão utilizar como embarque e desembarque a faixa à direita da via principal, ao lado do canteiro que a separa da marginal. Os ônibus que atendem o local farão o embarque e desembarque de passageiros no ponto logo após a passarela. Já no Pelourinho, o público do evento contará com pontos de táxi localizados na Rua da Misericórdia, próxima à Cruz Caída e Rua do Taboão, próximo ao Largo do Pelourinho. Os pontos de motoristas por aplicativo ficarão localizados na Ladeira da Praça, sentido Rua do Saldanha.

O Plano Inclinado Gonçalves terá o horário de funcionamento ampliado, e irá operar das 8h às 20h, entre os dias 22 e 24 de junho. Já os planos inclinados Pilar, Liberdade – Calçada e o Elevador do Taboão seguirão o funcionamento habitual.

O BRT terá o horário de funcionamento mantido, das 5h às 23h10. O trecho 2 segue em operação assistida, das 9h às 15h. Já a Travessia Ribeira-Plataforma – vai operar de 6h às 19h em dias úteis e das 7h às 19h nos dias 23 e 24.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai reforçar o patrulhamento para o São João no Centro Histórico. Ao total, 80 agentes estarão participando da estratégia. A ação especial está acontecendo nas regiões do Pelourinho e do Santo Antônio Além do Carmo, com ações de patrulhamento preventivo a pé, com motos e viaturas. Além disso, a instituição conta também com duas bases avançadas, sendo uma na Prefeitura-Bairro Distrito Centro Histórico, e a outra no Largo do Pelourinho.

Transalvador – Durante o feriado do São João, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Agentes vão intensificar atuações nas principais regiões de chegada e saída da cidade, como rodoviária e ferry boat.

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também monitora o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período. O cidadão pode manter contato com a Superintendência por meio do aplicativo NOA Cidadão, ou pelo Fala Salvador, número 156.

Os setores de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionam na segunda-feira (24), retornando ao pleno funcionamento na terça-feira (25). Os setores de liberação de veículos custodiados funcionam normalmente na sexta-feira (9h às 17h) e no sábado (das 9h às 12h e das 14h às 16h), não realizando atendimentos no domingo (23) e na segunda (24).

Iluminação – Para garantir melhor visibilidade e maior sensação de segurança durante à noite, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atua nas ruas do Centro Histórico com a implantação de 190 refletores em LED, com potência de 200w e 300w. Os pontos de reforço foram instalados em ruas como Padre Agostinho Gomes, Largo do Cruzeiro, Boqueirão, Largo Terreiro de Jesus, Praça da Sé e acessos.

Durante os festejos juninos, o Pelourinho contará com uma equipe exclusiva para atender as demandas de iluminação pública. Além disso, para garantir a luminosidade em festas de bairro, até o final do mês, o órgão deve implantar cerca de 500 projetos em arraiás da comunidade. Bairros como Cajazeiras, Brotas, Periperi e São Tomé de Paripe receberão reforço de iluminação durante os festejos juninos. Nesses casos, os projetores são instalados no dia anterior ao evento, e retirados posteriormente.

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário