EUA iniciam audiência pública decisiva sobre tarifa de 25% contra o Brasil
O governo dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira, 6 de julho, em Washington, a audiência pública que pode definir a aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros. A medida foi proposta pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. A audiência ocorre em 14 painéis distribuídos ao longo de hoje e amanhã, 7 de julho.
A investigação foi aberta em julho de 2025 a pedido do presidente Donald Trump e avaliou práticas brasileiras em áreas como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico incluindo o Pix, concessão de tarifas preferenciais, proteção da propriedade intelectual, combate à corrupção, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal. Segundo o USTR, mais de 30 testemunhas foram ouvidas e quase 300 manifestações foram registradas durante o processo.
A proposta da tarifa de 25% prevê exceções para produtos estratégicos que não podem ser produzidos em quantidade suficiente nos Estados Unidos ou que causariam disrupções na economia americana. Entre os itens isentos estão carne bovina, café, frutas, petróleo bruto, compostos farmacêuticos, fertilizantes, terras raras, aeronaves e peças aeronáuticas brasileiras. O impacto estimado pode chegar a bilhões de dólares nas exportações brasileiras.
O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, ainda acredita em espaço para negociação antes do prazo final de 15 de julho. O embaixador comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou que as conversas com o governo Lula continuam, mas que ainda existem divergências substanciais. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também se mobiliza para defender que a tarifa prejudica tanto o Brasil quanto os próprios Estados Unidos.
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.






