Arena de Esportes recebe Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 a partir desta sexta(9)
Pelo segundo ano consecutivo, a Arena de Esportes da Bahia, localizada em Ipitanga, Lauro de Freitas, recebe o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes. O evento acontece a partir desta sexta-feira (9), com um encontro com a ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, Maria Portela, e o sorteio das chaves. No sábado (10), a partir das 9h, acontecem os combates individuais e no domingo, (11), a partir das 10h, será a vez da disputa por equipes.
Com a entrada gratuita, a competição é organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), juntamente com a Federação Baiana de Judô (Febaju) e recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a realização de eventos nacionais da modalidade em território baiano.
“A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado no apoio para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas. Eventos nacionais como este e o de ginástica, por exemplo, lotam o espaço com um público motivador na torcida”, pontua Vicente Neto.
Competição
Ao todo, 367 judocas (199 no masculino e 168 no feminino) de 25 estados do país mais o Distrito Federal participam da competição. Os atletas buscam pontos para o ranking nacional sub-21 nas sete categorias masculinas ou sete femininas, contribuindo para a formação de atletas da Seleção Brasileira para certames pan-americanos e mundiais. Serão 29 competidores a mais em relação à edição do ano anterior, o que destaca a importância do apoio da Sudesb no desenvolvimento do evento, segundo presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.
“Hoje, a Sudesb, autarquia do Governo do Estado, é nossa maior apoiadora e parceira do judô baiano. Devido a todo esse suporte, fomos capazes de realizar inúmeros campeonatos nacionais e internacionais que são de extrema importância para toda a Bahia e o Brasil. Ficamos muito felizes com o tamanho que a competição está alcançando a cada ano. Estamos com a expectativa alta para esse evento, através da Sudesb que proporciona uma estrutura de alto nível com padrões internacionais,” declara Marcelo.
Bahia
A delegação baiana compete com 17 atletas, uma das maiores do torneio. Como principais nomes, o atleta Vitor Farias, de 17 anos, é o atual campeão do Campeonato Brasileiro Região III e dos Jogos da Juventude 2024, pelo masculino (-60kg); e Lavínia Doria, 20, é bicampeã do Campeonato Brasileiro Região III, campeã da Copa Bahia de Judô 2024 Sub-21 e Sênior; e ficou no 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2023, todos pelo feminino (-70kg).
Programação
As atividades iniciam na tarde da sexta, às 15h, quando terá o encontro com a ex-atleta brasileira de judô multicampeã, Maria Portela na Arena de Esportes. A ação tem como objetivo contar a trajetória profissional da ex-judoca e como ela se tornou referência na modalidade para mais de 200 crianças e adolescentes que são contempladas pelo projeto de iniciação esportiva “Núcleo de Esportes de Lutas e Combates”, promovido pela Febaju em parceria com a Sudesb.
Neste dia, também serão realizados o sorteio e a pesagem oficial de todas as categorias para a disputa individual, a partir das 18h, no Hotel Catussaba Resort, no bairro de Stella Maris, em Salvador. No sábado, após a cerimônia de abertura às 8h20, acontecem todos os combates individuais e as pesagens para os combates em equipes, que serão no domingo, a partir das 10h.
Fonte: Ascom/Sudesb
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos