Atletas baianos conquistam importantes resultados em provas aquáticas no final de semana

Atletas baianos conquistam importantes resultados em provas aquáticas no final de semana

Nas águas do mar ou da piscina, a Bahia foi destaque neste final de semana em competições nacionais e internacionais. Os atletas do bodyboard, do polo aquático e do surf viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O baiano Gabriel Braga conquistou o 3º lugar na terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard neste domingo, 26, em Antofagasta, no Chile, em uma disputa de mais de 150 atletas. Com o resultado e após o título da primeira etapa, no Marrocos, e estar entre os 20 melhores em Iquique, também no Chile, Gabriel lidera o ranking da IBC Bodyboarding World Tour. Ele recuperou o posto que ocupava antes da gira chilena.

O baiano Uri Valadão também competiu nas águas de Antofagasta. No entanto, terminou em 9º lugar na última quinta-feira, 23, após vir de um terceiro lugar em Iquique, duas semanas antes. Ambos viajaram com apoio da Sudesb e miram as próximas etapas: no dia 1º de julho, em Itacoatiara, no Rio de Janeiro; e em agosto, nas Maldivas.

Polo Aquático

A delegação baiana, competindo pelo Polo Salvador, bateu na trave na fase classificatória da Liga Nacional de Polo Aquático para as regiões Norte e Nordeste. Com o resultado na disputa, o time de polo de Salvador se classificou para a fase final da Liga Nacional, que acontece em Recife em novembro. 

Mesmo com o vice-campeonato, alguns atletas obtiveram destaques individuais. Jean Galvão foi eleito o melhor jogador da competição e o goleiro menos vazado. Ele é oriundo do programa Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Outro destaque foi Alexandre Albuquerque, artilheiro do torneio e atual professor do Natação em Rede, de onde fez parte.

Esses resultados mostram a importância do investimento público no esporte, por meio dos projetos de iniciação esportiva, que podem gerar talentos das modalidades. Esse é o caso dos meninos Alexandre Murillo e Carlos Barbosa, que, atualmente, fazem parte do projeto e da equipe sub-16, que já viajaram para compor a equipe principal com a concessão de passagens aéreas da Sudesb.

“Graças ao apoio de passagem feito pela Sudesb a equipe baiana conseguiu se fazer presente e ter uma posição de destaque no campeonato. A gente levou dois meninos do sub-16 para compor o time do Polo Salvador e foram importantíssimos pra classificação da equipe baiana. Fica uma sensação que nos próximos anos essa geração que está sendo formada no Natação em Rede vai dar muita alegria para a Bahia”, explica Diego Albuquerque, presidente da FBDA. 

Surf

Ainda em ambiente aquático, a delegação baiana de surf também trouxe bons resultados na etapa do Campeonato Brasileiro de Surf 2024, em Caueiras, Sergipe. O atleta Wallace Sampaio conquistou a vitória nas categorias Master e Grand Master; e Jerônimo Bonfim venceu no Caruna. 

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário