Capes aprova novo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Uneb, curso será ofertado em Jacobina
A Uneb celebra mais uma conquista histórica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, no campus da universidade, em Jacobina.
O programa, que inicialmente contará com mestrado acadêmico, tem como missão formar profissionais pesquisadores capazes de reconhecerem criticamente as principais problemáticas biopsicossociais relacionadas ao movimento humano, nos distintos ciclos de vida, subsidiando a formulação de políticas públicas para avanço da educação física, com consequente melhoria da qualidade de vida da população baiana e brasileira.
“É com imensa satisfação e orgulho que anunciamos a aprovação da recomendação do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) pela Capes. Era uma demanda histórica dos nossos professores da área, que reafirma ainda mais a capilaridade da UNEB e a perspectiva da interiorização da pós-graduação no estado da Bahia. Esse é mais um compromisso concretizado, como previsto em nosso Programa de Desenvolvimento Institucional e em nosso Programa de Gestão, destaca a reitora da instituição, Adriana Marmori.
O pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Universidade, Elizeu Clementino, ressalta que a aprovação do mestrado em Educação Física da UNEB amplia a oferta de cursos da grande área de saúde, em nível de pós-graduação stricto sensu. Representa, não apenas o reconhecimento da excelência acadêmica, mas também a consolidação da UNEB como uma instituição de referência na formação de profissionais de educação física qualificados”, frisou o gestor.
Linhas de pesquisa do programa
O PPGEDF, ofertará inicialmente 14 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Atividade física, saúde e movimento humano; e Linha 2 – Bases educacionais e socioculturais do movimento humano.
O coordenador do PPGEDF da Uneb, Jorge Lopes Neto, explica que esse curso atende a uma demanda emergente de levar o ensino superior ao interior do estado.
“Temos o desafio de garantir formação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu aos profissionais do estado, muitos dos quais são egressos dos cursos de graduação da própria universidade. Isso é especialmente importante em uma área de conhecimento em constante avanço científico e tecnológico, fortalecida pelas evidências recentes e robustas da importância da prática regular de atividade física para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem comorbidades”, salienta o coordenador.
Fonte: Ascom/Uneb
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos