CBF: “Racha” no Futebol Brasileiro, Clubes contestam e ameaçam abstenção na próxima Eleição
Nos bastidores da eleição para a presidência da CBF, marcada para o próximo domingo (25), às 10h30, uma guerra fria se intensificou entre os clubes das Séries A e B e o bloco das federações estaduais que sustentam a candidatura única de Samir Xaud. Durante a semana, a tensão se espalhou por grupos de WhatsApp e reuniões reservadas. O que se vê é um cenário onde a política do futebol brasileiro é comandada longe dos gramados, com ameaças veladas e desconfiança explícita.
Foto: Rafael Ribeiro – CBF – Sede Rio de Janeiro
O descontentamento é generalizado entre os clubes. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista e nome que reunia maior consenso entre os clubes, não conseguiu registrar sua candidatura por falta de apoio entre as federações. Isso provocou uma sensação de impotência e revolta, traduzida em uma carta conjunta entregue à CBF, exigindo mudanças profundas no processo eleitoral, como a revisão do peso dos votos e maior representatividade para os clubes. No atual sistema, as federações têm peso três no colégio eleitoral, contra dois da Série A e um da Série B. Com isso, as federações somam 81 votos em um universo de 141, o que garante o controle absoluto às entidades estaduais.
Fonte: Jornal Lance
“seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Compromisso com a verdade
