CHINA: Explosão em mina trágico saldo de 11 mineradores mortos até o momento
Onze pessoas morreram em uma explosão registrada em uma mina de carvão na província de Shaanxi, norte da China, informou a imprensa estatal.
A explosão aconteceu na segunda-feira (21) às 20h26 (9h26 no horário de Brasília), na cidade de Yinchuan, perto do município de Yan’an, quando havia 90 pessoas no local, segundo o canal oficial CCTV.
A emissora informou que duas pessoas morreram durante as tentativas de reanimação e que outras nove vítimas foram encontradas sem vida sob os escombros. Os outros trabalhadoress foram resgatados e levados à superfície.
“Uma investigação está em andamento para determinar as causas do acidente”, destacou a CCTV.
Apesar da segurança nas minas da China ter melhorado nos últimos anos, assim como a cobertura midiática destes incidentes, este tipo de acidente continua acontecendo com frequência, devido à periculosidade inerente ao setor e à aplicação, muitas vezes falha, das normas de segurança.
TRAGÉDIAS, REPETIDAS
Nesta foto divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, equipes de resgate trabalham no local de uma mina de carvão a céu aberto que desabou na Liga Alxa, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, em 23 de fevereiro de 2023. A China tem um longo histórico de acidentes industriais mortais, que ocorrem regularmente, apesar das promessas do governo de reprimir padrões frouxos, supervisão deficiente e corrupção, frequentemente responsabilizados pelo colapso de edifícios, desabamentos de minas, explosões e outros desastres. AP – Peng Yuan
O desabamento de uma mina de carvão a céu aberto em fevereiro na Mongólia Interior (norte da China) matou 53 pessoas. Dezenas de pessoas e veículos foram soterrados. No final de dezembro, uma mina de ouro na região de Xinjiang (noroeste) desabou enquanto 40 pessoas trabalhavam no subsolo. Vinte e duas foram resgatadas e trazidas à superfície.