Com investimento de R$ 4 milhões, Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho ganha leitos de UTI e salas de centro cirúrgico

Nesta sexta-feira (2), dia em que o município de Irecê celebra 98 anos, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ganhou dez novos leitos de terapia intensiva (UTI Adulto) e três salas de centro cirúrgico, superando R$ 4 milhões em investimentos. A inauguração foi realizada pela secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana.

“Tivemos aqui em março com o governador Jerônimo Rodrigues fazendo uma importante entrega na parte de Materno Infantil. E agora a gente volta aqui para entregar mais dez leitos de UTI, o que é importante para reforçar e qualificar a assistência da alta complexidade nesta região, mas também estamos entregando o centro cirúrgico com três salas completamente requalificadas, para que a gente amplie tanto o serviço de hemodinâmica, de cirurgia oncológica de alta complexidade que está sendo realizada aqui”, declarou a secretária.

Na ocasião, a titular da Sesab aproveitou também para fazer anúncios de novos investimentos para a unidade. “Aqui também, a gente está finalizando um projeto autorizado pelo governador Jerônimo na sua última vinda, para a ampliação e requalificação de 100% do Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho”, informou Roberta Santana, reiterando o compromisso do Governo do Estado na regionalização e interiorização da saúde na Bahia.

Fotos: Leonardo Rattes – Ascom/Sesab

“Com a ampliação das salas cirúrgicas, o HRDMDS passará a realizar o dobro de cirurgias mensais, chegando a mil procedimentos, contando com ampliação das cirurgias de alta complexidade, aumento das cirurgias eletivas de ortopedia, vascular, cirurgia geral, cirurgias oncológicas da urologia, mastologia, ginecologia, coloproctologia e geral”, destacou a diretora geral do hospital, Ingrid Rafaelly, explicando que os dez leitos de UTI adulto, por sua vez, visam atender pacientes cirúrgicos. “Será uma unidade de giro rápido, objetivando atender média 80 admissões por mês”, detalhou.

Após os investimentos, a unidade passará a contar com 194 leitos, representando um marco significativo na capacidade e qualidade do atendimento oferecido aos mais de 700 mil habitantes dos 38 municípios da região de Irecê.

Além das melhorias na estrutura física e em equipamentos, houve ainda investimento em recursos humanos, com a contratação de 75 novos multiprofissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de Farmácia e serviços gerais.

Na primeira etapa da reforma, entregue em março deste ano, o HRMDS já havia ganhado 67 novos leitos, sendo 35 de UTI, além de um centro de parto normal (CPN). Na ocasião, a unidade recebeu também uma nova ambulância.

Feira Saúde Mais Perto

Ainda durante a agenda em Irecê, a secretária Roberta Santana visitou a Feira Saúde Mais Perto, montada na Praça Clériston Andrade, onde desde quinta-feira (1°) moradores do município e da região podem realizar uma série de serviços de saúde e cidadania. A expectativa é que nos dois dias do evento sejam realizados mais de 9 mil atendimentos.

Fotos: Leonardo Rattes – Ascom/Sesab

No local, a população tem acesso a serviços de saúde, a exemplo de eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x, odontologia, cirurgias eletivas, mamografia, preventivo, orientação de saúde e nutricional, exames oftalmológicos e laboratoriais. Também estão disponíveis serviços de cidadania, com a emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, além de emissão de antecedentes criminais.

Realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, a feira tem como objetivo promover a regionalização da saúde e levar atendimento de qualidade a todo Estado.

Fonte: Ascom/Sesab

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário