Congresso de Transplantes tem palestra com primeiro médico a fazer transplante de fígado no país

Logo

Em um dos momentos mais importantes do I Congresso Nordeste de Transplantes, o médico paulista Silvano Raia deu a palestra Perspectivas Futuras dos Transplantes, na tarde da última quarta-feira (5). Aos 93 anos, Raia foi o primeiro cirurgião do país a realizar um transplante de fígado e, em gravação diretamente do hospital, brindou os mais de 400 profissionais presentes no Quality Hotel, em Salvador, onde acontece o evento, com sua visão para os próximos anos na área.

“Ter um profissional como o dr. Raia nesse evento só mostra o tamanho dele e o quanto estamos empenhados em fazer do Congresso Nordeste de Transplantes um marco grandioso para nossa região”, afirmou Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e que é promotor do evento. O médico paulista é, ainda, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Nacional de Medicina.

Na quinta-feira (6), o congresso seguiu com mesas temáticas, palestras, painéis e apresentação de pôsteres por parte de profissionais que desenvolveram trabalhos relacionados a transplantes, políticas públicas e relacionamento entre profissionais da área e familiares de possíveis doadores. Membros das centrais estaduais de transplantes contaram suas experiências nos estados nordestinos com o objetivo de trocar informações em busca do aumento de doadores de órgãos na região.

Foto: Ivan Dias Marques/Saúde GovBA

Pela tarde, Raíssa Barreto, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, e Régis Pinheiro, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, apresentaram aos participantes do congresso questões jurídicas envolvendo a autorização de doação de órgãos, com casos concretos e dirimindo dúvidas que podem auxiliar os profissionais de saúde no processo de convencimento de familiares e de segurança jurídica envolvendo a prática. O I Congresso Nordeste de Transplantes acontece até esta sexta-feira (7), seguido pelo Simpósio Nordeste de Transplante de Medula Óssea, com início nesta sexta, e pelo Simpósio Nordeste de Transplante Cardíaco, que ocorrerá no sábado (8).

Fonte: Ascom/Sesab

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário