CULTURA: Funfun no Passo com a primeira apresentação da Orkestra Rumpilezz lota Escadaria do Passo

Salvador: O público de Salvador lotou os degraus da Escadaria do Passo, na noite da, última,  sexta-feira (6), para ver a primeira da série de apresentações que a Orkestra Rumpilezz fará durante os próximos meses. O projeto “Funfun no Passo”, idealizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), trará, toda primeira sexta-feira do mês, um show da Orkestra, reconhecida internacionalmente pela sua sonoridade única que mistura ritmos do candomblé com o jazz.

Para Pedro Tourinho, titular da Secult, o show marca um novo momento na programação do Centro Histórico. “Hoje é um dia muito importante, em que iniciamos esse novo ciclo de apresentações da Orkestra Rumpilezz, em todas as primeiras sextas-feiras do mês até abril. Pretendemos ocupar com cultura o Centro Histórico e trazer muita alegria a esse espaço. Essa iniciativa visa trazer a cultura para as ruas, mostrando que a cidade está cada vez mais vibrante”, salientou.

O show marca o retorno da Orkestra Rumpilezz às apresentações regulares desde o falecimento do fundador, maestro Letieres Leite. O percussionista Gabi Guedes destacou o sentimento que é ver a Escadaria do Passo cheia para prestigiar a Orkestra. “Eu consegui sentir a energia de todos hoje, nessa busca para reverenciar Letieres Leites, que foi um revolucionário ao misturar a música popular com a música de terreiro de candomblé. O entendimento que ele teve nessa mistura é o retrato do nosso país, que é feito de conexões, de encontros”, relatou.

Miriam Amorim, 29, turista de Florianópolis, está em Salvador pela primeira vez. “Fui surpreendida com esse evento, fiquei bastante emocionada. Não conhecia o trabalho da Orkestra e do maestro e gostei muito da mistura do som orquestral com os toques do candomblé. Estar num lugar aberto, público, com uma estrutura bem organizada, foi bem emocionante”, disse.

O Funfun no Passo é uma homenagem aos orixás “Funfun”, que se vestem de branco, como Oxalá, e integra a programação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio. No próximo mês, a apresentação acontecerá no dia 3 de novembro, às 19h.

Fonte & texto: Ascom – Secult – PMS

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Compromisso com a verdade

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos. .”

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados

Deixe o primeiro comentário