Eleições 2024: PSD coquista maior número de prefeituras, na Bahia, porém oposição mostra força
Os resultados das eleições de 2024 na Bahia mostram uma predominância do PSD, que conquistou o maior número de prefeitos, totalizando 60 cidades. Em seguida, o Avante e o Partido dos Trabalhadores (PT) também se destacaram, com 50 e 41 prefeitos eleitos, respectivamente. O Partido Progressista (PP) obteve 39 prefeitos, enquanto o União Brasil garantiu 32, incluindo a reeleição de Bruno Reis em Salvador. Essa dinâmica revela a força dos partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues, que dominam as administrações municipais na Bahia.

A vitória dos partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues, especialmente o PSD e o PT, pode fortalecer a governabilidade e a implementação de políticas públicas na Bahia. Com um número expressivo de prefeituras, esses partidos têm a oportunidade de alinhar suas agendas e promover um desenvolvimento mais integrado entre os municípios e o governo estadual. Além disso, essa configuração pode influenciar diretamente as estratégias políticas para as próximas eleições, consolidando alianças e potencializando a capacidade de resposta às demandas locais.
POLÍTICA DE ESTADO
A consolidação dos partidos da base pode dificultar a atuação da oposição, que terá que se reinventar para se destacar. A estratégia pode incluir a formação de novas coalizões ou a articulação de uma agenda alternativa que ressoe com os eleitores. Essa dinâmica também pode levar a um aumento na mobilização popular, já que os opositores, ao governo Jerônimo Rodrigues, PT, buscarão capitalizar sobre insatisfações locais.
SIMÕES FILHO
Essas vitórias em Candeias e Simões Filho ilustram a diversidade política na Bahia, mostrando que, apesar da predominância dos partidos da base do governador, há espaço para que outras legendas como o PP e o União Brasil se firmem em localidades estratégicas. A eleição de aliados do prefeito Dinha em Simões Filho, por exemplo, pode indicar uma continuidade de projetos e parcerias que favorecem o desenvolvimento local. Isso também pode desafiar a narrativa de hegemonia dos partidos da base, reforçando a importância de um acompanhamento atento das dinâmicas políticas em cada município.
“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade.
O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
