Fanfarras escolares intensificam ensaios para as celebrações pela Independência da Bahia

Na contagem regressiva para as comemorações da Independência do Brasil na Bahia, os estudantes da rede estadual de ensino intensificam os ensaios das fanfarras escolares e os preparativos para o Desfile Cívico de 25 de junho, em Cachoeira. Nesta data, a cidade se torna sede do governo, marcando a proclamação da Junta Conciliatória e de Defesa e o início das lutas. Grupos de cinco escolas estaduais participarão das celebrações no município. Neste ano, mais de R$ 10 milhões serão investidos pelo Estado nas fanfarras escolares, beneficiando 159 escolas em toda a Bahia.

Em Conceição do Almeida, os 40 estudantes da Fanfarra do Colégio Estadual Mandinho Almeida (Fancema) estão ensaiando a todo vapor. Até quinta-feira (20), último dia de ensaio, os alunos se reunirão no teatro do colégio para ajustar os últimos detalhes. Rayssa dos Santos Conceição, 16 anos, estudante do 2° ano do curso técnico em Administração da unidade escolar, falou sobre sua expectativa para o desfile. “Eu faço parte da linha de frente da Fancema e as vezes eu toco timbal. Os ensaios estão sendo ótimos. Nós estamos praticamente preparados. Eu já participo da fanfarra há mais de um ano e, desta vez, estou bem calma para a nossa apresentação. Eu adoro fazer parte da fanfarra, pois me divirto muito aqui”.

Foto: Ascom/SEC

Em Conceição de Feira, 75 integrantes da Fanfarra Musical de Conceição de Feira também já estão na reta final dos ensaios. Com o tema “Aprendizagem para a cidadania, liberdade e democracia”, os estudantes da Fanfarra contam as horas para o dia 25. Luis Gustavo Gonçalves da Silva, 17 anos, aluno do 2° ano do Colégio Estadual de Conceição da Feira, expressa seu entusiasmo para o desfile. “Eu participo do desfile coreográfico da fanfarra e os ensaios estão sendo maravilhosos. Eu me considero bem rápido em pegar as coreografias e minhas expectativas para o desfile estão muito grandes. Eu amo desfilar, não fico nervoso e estou bem tranquilo e ansioso para o dia 25”.

Em Cachoeira, 60 estudantes que fazem parte da Banda Marcial do Colégio Estadual de Cachoeira (Bamcec) preparam o desfile com o tema “70 Anos do colégio”, para mostrar a história da escola que é referência na região. O oficineiro do Educa Mais Bahia, professor da Bamcec e ex-aluno do colégio, Percival Rodrigues Magalhães, fala sobre a definição do tema e como os estudantes estão reagindo com a aproximação do desfile. “Este tema foi escolhido pela direção da escola para exibir o trabalho que a unidade já realizou. Através do colégio já passaram médicos, advogados e muitas pessoas importantes da nossa cidade. É um orgulho contar esta história. Este ano, nós estamos recebendo alguns estudantes novos, vindo de escolas municipais, e a expectativa deles está nas alturas. Eles estão ansiosos para que chegue logo o dia 25”.

Além dessas escolas, também participarão do Desfile Cívico de 25 de Junho, em Cachoeira, as fanfarras dos colégios estaduais Castro Alves, localizado no distrito de Acupe, em Santo Amaro, e Rômulo Galvão, em São Félix.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário