Habemus papam: Chaminé da Capela Sistina; com fumaça branca Líder Católico é norte-americano
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.
Foto: Cardeal Robert Prevost • REUTERS / Peruvian Government TV
O cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, é o novo papa Leão 14. Ele foi escolhido pelo conclave em votação na tarde desta quinta-feira (8). Ele vai substituir o papa Francisco, morto no fim de abril.
‘O mal não vai prevalecer, estamos todos nas mãos de Deus’, diz Leão 14 em seu primeiro discurso
“O mal não vai prevalecer, estamos todos nas mãos de deus”, disse o novo papa Leão 14 na sacada da Basílica de São Pedro, em seu primeiro discurso após ser eleito. “Vamos em frente, somos discípulos de Cristo. O mundo precisa de sua luz, a humanidade precisa dele. Ajudem também vocês, a construir pontes, com o dialogo, para sermos um só povo em paz”, continuou o americano.
Ele também agradeceu a seu antecessor, o papa Francisco, e disse que ser “filho de santo agostinho, agostiniano, que disse ‘com vocês sou cristão, para vocês, bispo’.
Novo papa foi criticado por acolher padre acusado de abuso sexual
Em 1998, Robert Prevost, o papa Leão 14, retornou aos EUA para chefiar a ordem agostiniana na sua cidade natal de Chicago. Dois anos depois, se envolveu em um escândalo por permitir que o padre James Ray, também agostiniano, morasse em um priorado em Chicago. Ray havia sido acusado de abuso sexual de crianças, e o priorado ficava próximo a uma escola, que não foi notificada sobre a presença do padre.
Novo papa já demonstrou pouca abertura à comunidade LGBTQIA+
Antes de ser nomeado cardeal por Francisco, Leão 14 criticou, em 2012, a simpatia da mídia ocidental por crenças e práticas que, segundo ele, vão contra o Evangelho —à época, citou explicitamente “o estilo de vida homossexual” e “famílias alternativas compostas por casais do mesmo sexo e seus filhos adotivos”.
Como bispo em Chiclayo, no Peru, o novo papa também já se opôs à inclusão de conteúdo sobre gênero nas escolas, afirmando que a chamada “ideologia de gênero” era confusa e criava “gêneros que não existem”.
“Habemus papam”, disse o Vaticano logo após a fumaça.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/l/uBxCO5RXal4X8yTILdDA/fumaca-branca.jpg)
Fumaça branca — Foto: Reprodução
Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco. O cardeal eleito é Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado oficialmente como pontífice.
A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.
A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).
A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco. Ele havia recebido alta após passar cinco semanas internado para tratar uma pneumonia.
A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o “trono” da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor. Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/L/ZT1TihQheAZlQrNFJs2A/2025-05-08t162525z-418954906-rc2sdeajjm4w-rtrmadp-3-pope-succession.jpg)
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters
Multidão
A multidão de fiéis, turistas e curiosos que acompanhou a escolha do papa de pé por horas na praça São Pedro também confirmou que a Igreja Católica segue despertando atenção e protagomismo mundial, mesmo com a perda gradual de seguidores.
Nos momentos de pico, durante os horários aproximados para que a fumaça fosse expelida após a votação, o público que ocupava a praça chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano.
No momento do anúncio, milhares estavam reunidos na praça São Pedro e houve comemoração, abraços e choros ao verem a fumaça branca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/w/4VcARzQRmvrFKHwlF9eA/2025-05-08t162313z-1625896604-rc2sdea84r5f-rtrmadp-3-pope-succession.jpg)
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters
