HEC já atendeu mais de 16 mil pacientes na emergência no 1º semestre de 2024, 52% a mais que em 2023

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, registrou um aumento de 52% no número de atendimentos da emergência pediátrica. Neste primeiro semestre de 2024, 16.093 crianças e adolescentes foram acolhidos na unidade. Em 2023, considerando os mesmos seis primeiros meses, o quantitativo foi de 10.519 pacientes.

O infectologista Igo Araújo aponta as principais causas relacionadas ao aumento de casos de urgência e emergência em 2024. “O crescimento no número de atendimentos emergenciais pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo o aumento da incidência de doenças sazonais, como a gripe e outras infecções respiratórias, como a bronquiolite, além de surtos de doenças virais que não tivemos tanto ano passado, como o caso de Dengue, que impactaram significativamente a saúde das crianças nos últimos anos.” explica.

Ainda segundo Igo, por ser referência em alta complexidade e ter atendimento humanizado e de qualidade, o HEC tem sido procurado para demandas diversas. “Nesse caso, é importante que possamos explicar que o HEC é uma unidade terciária do SUS ,voltado para a alta complexidade, ou seja, para casos graves”.

Diretor médico do hospital, Sandro Nunes ressalta o desempenho da unidade. “O HEC tem empreendido esforços para poder atender a essa demanda crescente, mas precisamos também que a população tenha condições de procurar a Atenção Básica para os casos de menor gravidade”, frisa.

Atendimento humanizado

Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o HEC é referência em pediatria e em gestação de alto risco. Realiza atendimentos de média e alta complexidade. O acesso ao hospital é organizado pelo dispositivo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). Para prestar assistência humanizada, garantindo boas práticas e a segurança na atenção às crianças e gestantes, o HEC, que atende pacientes de todo o estado, conta com mais de 20 especialidades pediátricas e uma equipe multidisciplinar capacitada.

Em 2022, a unidade hospitalar, referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia, obteve reconhecimento pela qualidade na assistência prestada e segurança do paciente. A certificação foi concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o segmento “ONA nível 1”, e avaliada com base nos recursos disponíveis e na complexidade da unidade hospitalar.

Fonte: Ascom/HEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário