Hemoba encerra Junho Vermelho com coletas externas, forró e ação de conscientização
Na semana de encerramento da campanha Junho Vermelho, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue, a Fundação Hemoba promove atividades e coletas externas voltadas para a mobilização dos doadores voluntários de sangue. Na quarta-feira (26), às 19h, será realizada uma live no perfil oficial da Hemoba no Instagram (@hemobaoficial), em parceria com a Frente Falciforme Interior da Bahia (@frentefalciformeinteriordabahia).
A live contará com a participação da hematologista e diretora de hemoterapia Rivania Andrade, que discutirá temas essenciais como a importância de ser doador; os critérios para doação de sangue; os benefícios para quem doa e a segurança no ato de doar. Já na sexta-feira (28), véspera do festejo de São Pedro, a sede da Hemoba receberá o Forró Solidário com a Banda Chinela Nordeste, a partir das 14h.
As unidades móveis de coleta da Hemoba estão funcionando com novos roteiros. Nos dias 25, 26 e 29/06, o Hemóvel estará no Salvador Shopping, e nos dias 27 e 28/06 no Tribunal de Justiça da Bahia, no CAB, sempre das 8h às 17h, com intervalo de uma hora no final da manhã para o almoço da equipe. Além disso, um posto itinerante estará disponível no Salvador Norte Shopping, de 25 a 29 de junho, das 9h às 18h, no Estacionamento G1.
Os Hemóveis são ônibus adaptados com toda a infraestrutura necessária para a coleta de sangue, incluindo triagem clínica, equipamentos, salas climatizadas e uma equipe multidisciplinar. As unidades têm capacidade para coletar até 120 bolsas de sangue por dia e também realizam o cadastro de doadores de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Junho Vermelho
De 1º a 22 de junho, a Hemoba mobilizou 12.253 voluntários à doação de sangue e coletou 9.485 bolsas em todas as unidades da Bahia. Em 2023, no mesmo período, foram contabilizados 12.009 candidatos à doação e coletadas 9.116 bolsas de sangue.
A campanha Junho Vermelho acontece em todos os hemocentros públicos do país para incentivar a doação regular de sangue e garantir a manutenção dos estoques nos hospitais e unidades de saúde. Geralmente, no mês de junho há um menor volume de doações por diversos fatores, como a maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; e o aumento de viagens motivado pelas férias escolares. Também é necessário abastecer os estoques em razão de uma possível alta da demanda por transfusão de sangue devido ao maior número de acidentes nas estradas e aumento de casos de queimaduras por fogos de artifícios nos festejos juninos.
Unidades fixas
Em Salvador, as unidades fixas de coleta funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação de sangue
Para doar sangue, os candidatos devem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum no dia da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação, ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes do procedimento. É necessário apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial.
Fonte: Ascom/Hemoba
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos