Hemoba lança campanha de São João para abastecer estoque de sangue no período junino

Com o objetivo de manter os estoques de sangue em nível seguro para as festas juninas na Bahia, a Fundação Hemoba lança nesta quinta-feira (6) a campanha “É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba”. Além de peças para as redes sociais e banners para sites, serão divulgados, nas emissoras de rádio e TV, o vídeo e o spot sobre a campanha, que faz parte das ações do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para os festejos do São João. A ação busca conscientizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de sangue e, em consequência, aumentar o número de coleta de bolsas para abastecer os estoques da Fundação na capital e no interior.

A preocupação com o estoque de sangue no período junino se deve a um aumento da necessidade de transfusão de sangue ocasionada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras por fogos de artifícios. Segundo a Sesab, nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. Além disso, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, as celebrações das festas juninas.

Roteiro do hemóvel

Neste mês de junho, na capital baiana, as unidades móveis de coleta da Hemoba estarão em vários locais da cidade, das 8h às 17h. Confira: Hospital das Clínicas (Ufba) – 04 a 07/06; Salvador Shopping – dias 08, 15, 21 e 22, 25 e 26 e 29/06; Colégio Plural (Paripe) – 10/06; Tribunal de Justiça da Bahia (CAB) – 11 e 12/06; CCR Metrô (Estação Pirajá) – 13 e 14/06; Assaí Paralela/Unifacs – 17 e 18/06; CCR Metrô (Sede) – 19 e 20/06; e UFBA (Ondina) – 27 e 28/06.

Unidades fixas

Em Salvador, o posto itinerante da Hemoba continuará no Salvador Norte Shopping (G1) durante todo o mês de junho, das 9h às 18h, exceto aos domingos. As unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba:http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte: Ascom/Hemoba

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário