Hospital da Mulher: “Faça Bonito”, serviço AME fortalece combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade diária no Brasil. Conforme dados levantados pelo Ministério da Saúde, de 2015 a 2021, 202.948 casos de violência sexual foram registrados contra crianças e adolescentes. Destes, 58,8% foram praticados contra adolescentes, público para o qual o Serviço AME do Hospital da Mulher, em Salvador, dispõe de atendimento especializado para meninas a partir dos 12 anos.

Neste mês, em função da campanha “Faça Bonito” e do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, lembrado no dia 18, o Serviço AME realiza rodas de conversa, dinâmicas com perguntas e respostas e ações in loco nos setores da unidade. A iniciativa é voltada tanto para pacientes e acompanhantes, quanto para colaboradores, e tem como principal objetivo disseminar informações sobre a campanha, reforçando a importância de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

De acordo com a diretora médica e coordenadora do AME, Jamile Martins, os pais, mães, responsáveis ou pessoas que trabalhem com crianças e adolescentes, como professores, devem estar sempre atentos às mudanças de comportamento das crianças e adolescentes.

“Principalmente quando é uma mudança muito brusca, porque pode indicar que algo foi gatilho para essa mudança de comportamento e, um dos motivos pode ser a violência sexual”, exemplificou. “Importante lembrar que pode ocorrer não necessariamente o estupro, mas o assédio por parte de pessoas próximas. Então é importante observar se essa mudança de comportamento é em locais ou com pessoas específicas, como quando o adolescente ou criança vai para a escola ou casa de algum familiar”, destacou.

Integrante da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, durante todo o ano são realizadas parcerias com os demais serviços locais e estuais especializados no atendimento a adolescentes a partir de 12 anos, como a Defensoria e Ministério Públicos.

Para ser atendida no Serviço AME, não é necessário encaminhamento ou registro de ocorrência. O AME funciona no Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, Rua Barão de Cotegipe, nº 1153. Na unidade, a mulher ou adolescente receberá acompanhamento multiprofissional por médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas.

As pacientes também podem passar por exames laboratoriais, profilaxia para HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e contracepção de emergência. Para mais informações, é possível entrar em contato com o Serviço através do telefone (71) 3034-5005 ou Whatsapp: (71) 98350-2942.

Fonte: ASCOM-SESAB

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”

Deixe o primeiro comentário