Mesmo com restrição à mobilidade, Edson Almeida, Profª Mariza e Eduardo Alencar participam e são aclamados durante desfile
O desfile de 7 de setembro em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que deveria ser um marco de celebração cívica e democrática, foi manchado por uma série de ações que ferem a tradição de liberdade e respeito que deveria nortear um evento dessa magnitude. A cidade, que há tempos luta por mudanças e melhorias, assistiu atônita a uma série de ações supostamente orquestradas pelo atual prefeito, Diógenes Tolentino Oliveira, conhecido como Dinha, que expuseram de forma clara o uso indevido do poder para coagir e intimidar aqueles que se opõem ao seu governo.
Lideranças políticas como Eduardo Alencar, Edson Almeida, Profª Mariza, Dr. Alfredo Assis, Zé Hamilton e Jacksom Bonfim, ao lado da população, especialmente dos moradores de bairros historicamente desassistidos e marginalizados, foram alvos de desrespeito e constrangimento. A comunidade, que representa o coração e a alma da cidade, se viu bloqueada em seus direitos mais básicos: o de livre circulação e de participação plena no desfile cívico.
Deputado Eduardo Alencar, assume compromisso com ás famílias da área Rural, lembrando quem foi o responsável por acabar com a feira de animais, Parque para Cavalgadas, Feira do KM 30…
Acessem o link, e ouçam as declarações na integra.:
https://www.instagram.com/reel/C_psT6-RC-2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Os bloqueios impostos nas ruas e acessos transversais ao local do desfile, promovidos por servidores da SEMOP e SEMOB, serviram como ferramentas de opressão, deixando claro que o intuito era restringir a presença da oposição e seus apoiadores. O trânsito impedido e as barreiras colocadas sem justificativa razoável transformaram o que deveria ser um momento de união e reflexão sobre a democracia em um espetáculo de autoritarismo.
O episódio mais emblemático talvez tenha sido a proibição de acesso ao palanque oficial para o Deputado Eduardo Alencar, acompanhado por uma centena de Cavaleiros e Amazonas, que simbolizavam um grito de resistência e tradição. Impedidos de ocupar um espaço de destaque, foram forçados a desviar para a rampa de acesso ao pátio da prefeitura, um gesto que ecoa uma tentativa de silenciar e diminuir a importância de suas presenças.
A cidade de Simões Filho, como bem apontado por muitos, necessita urgentemente de reflexão e repensar os rumos que está tomando. A opressão, a falta de civilidade e o desrespeito à liberdade de expressão são sinais claros de uma administração que perdeu o senso de responsabilidade. O poder, como sempre, pertence ao povo, e episódios como o deste 7 de setembro servem como um prenúncio de que mudanças são necessárias e podem estar mais próximas do que muitos imaginam. A massa, mesmo diante de tantos transtornos, não perdeu a motivação e garantiu, apoio á chapa: Edson Almeida e Profª Mariza Pimentel.
Fonte & Fotos: Redação Nacional – Instagram Oficial, Deputado Eduardo Alencar.
“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”