Multicampeão de karatê de surdos, Jardel visitou a Sudesb para agradecer o apoio da autarquia estadual
Jardel Cerqueira Moura, natural de Senhor do Bomfim, foi o grande campeão da modalidade de karatê pela variação kumitê do Campeonato Brasileiro de Lutas de Surdos, realizado no último domingo (21), no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, em Salvador. Ao também ter garantido o 3º lugar na variação katá, o atleta foi o principal destaque baiano na competição.
Professor de Karatê no polo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) do “Projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combates”, uma parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com as federações esportivas das respectivas modalidades, Jardel agradeceu ao apoio da autarquia estadual na sua trajetória esportiva.
“Eu vim, pessoalmente, aqui, [na Sudesb] agradecer ao Governo por todo o apoio e gostaria de dizer que é muito importante a inclusão de pessoas adaptadas nos esportes de lutas. Tudo que a Sudesb tem feito é muito importante para fomentar o esporte em toda a Bahia”, expressou o atleta, que coleciona diversas conquistas estaduais e nacionais, além de disputas internacionais, no karatê de surdos.
Campeonato Brasileiro de Lutas de Surdos
O surdo atleta baiano conquistou a competição nacional, que foi a primeira para surdos em território baiano e após o reconhecimento do Ministério do Esporte na Lei Geral do Esporte sancionada em junho de 2023, como comenta a técnica do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Tâmara Pinho.
“Esse evento é muito importante, pois é o primeiro evento de lutas oficial da Confederação Brasileira do Desporto Surdo (CBDS) após serem inseridos na Lei Geral do Esporte, como um reconhecimento”, declarou Tâmara.
O evento da Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), em parceria com a Sudesb, contou com a chancela da CBDS e trouxe para o certame provas das modalidades de karatê, judô e taekwondo. Cerca de 50 atletas da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul estiveram presentes nas atividades realizadas neste último domingo (21).
Fonte: Ascom/Sudesb
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos