Odontomóvel transforma sorrisos e eleva autoestima dos estudantes da rede estadual

O Odontomóvel, serviço que integra o programa Saúde Mais Perto nas Escolas, do Governo da Bahia, está levando saúde bucal para as unidades escolares da rede estadual localizadas em diferentes regiões da Bahia. A iniciativa é realizada através de uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). Os atendimentos, realizados de forma gratuita, estão transformando não só o sorriso, mas, também, a vida dos estudantes, elevando a autoestima e devolvendo a dignidade.  

Este é o caso da estudante Daniela Jesus dos Santos, 19, 2º ano, do Colégio Estadual Professora Sílvia Ferreira de Brito, localizado em Ribeira do Pombal, que deixou de esconder o sorriso após realizar cinco canais, sete restaurações, tratamento de cáries e aplicação de resina nos dentes, além de receber serviço de limpeza dentária. “Antes eu tinha vergonha de sorrir e mostrar os meus dentes estragados. Agora, eu me sinto mais bonita, confiante e à vontade com a minha aparência”, comentou.

Sobre o Odotomóvel, a estudante é só elogios. “Em toda a minha vida, eu só tinha ido ao dentista uma única vez, pois tinha medo de sentir dor e, também, por não ter condições financeiras. Fui muito bem atendida pelos profissionais do Odontomóvel e me senti confortável durante todo o tratamento. Sou muito grata ao Governo do Estado por esta oportunidade”, revelou, com o sorriso largo no rosto. 

Atendimentos

Desde o início das atividades, em março, até junho deste ano, foram realizados 42.560 atendimentos, beneficiando 235 unidades escolares de 102 municípios baianos. A ação itinerante oferece, de forma gratuita, serviços que incluem avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. Os atendimentos são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe.

Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal. Na terça-feira (16), por exemplo, foi a vez dos estudantes e professores do Colégio Estadual Imaculada Conceição, em Cafarnaum, e do Colégio da Polícia Militar de Alagoinhas serem beneficiados com os serviços.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário