Parque Pedra de Xangô recebe 4ª edição do Festival da Fogueira neste fim de semana – Secretaria de Comunicação

Foto: Secis/PMS

O Parque Pedra de Xangô, na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, vai receber a 4ª edição do Festival da Fogueira da Pedra de Xangô. O evento celebra a espiritualidade e a cultura afro-brasileira, acontecerá neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), e é aberto ao público. O festival é organizado pela Associação Bominfá e Samba das Matriarcas, e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Salvador e do Sebrae.

O encontro homenageia Xangô, Nzazi e Sogbo, divindades dos povos tradicionais de matriz africana (candomblé), com uma programação repleta de manifestações religiosas, culturais, comidas típicas juninas, música, arte, rodas de conversa e afroempreendedorismo. O evento tem o intuito de celebrar e fortalecer os laços entre a Pedra de Xangô e as comunidades de terreiros, promovendo uma conexão significativa com a sociedade civil.

Além disso, na oportunidade, acontecerá ainda uma cerimônia especial para a titulação de personalidades civis e religiosas que se destacam pela sua atuação em defesa e proteção das religiões de matriz africana e no combate a intolerância religiosa. “O Guardião ou Guardiã é uma pessoa que, por forte afeição, defende aguerridamente, protege e conserva a cultura do nosso povo. Logo, essa é a proposta aos convidados e convidadas a receberem os títulos de Obásorun e Guardiães do Parque Pedra de Xangô”, explica o babalorixá do Ilê Axé Obá Paleomon, Josias de Xangô, um dos organizadores do evento.

Programação:

Dia 15 (sábado)

15h – Credenciamento

15h30 – Abertura

16h – Exposição e apresentação cultural

17h – Cerimônia de titulação de personalidades civis e religiosos

18h – Cerimônia da Fogueira de Xangô

19h30 – Apresentação cultural “Samba dos Obas e Nane Peruna”

Dia 16 (domingo)

9h – Palestra Sebrae – Estratégias de Vendas para Pequenos Negócios: Transforme Desafios em Oportunidades

13h – Apresentações culturais da Mesa de Ogans, Filhos de Aráyiê, Black Play Dance e Samba dos Obás

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário