Pesquisadora Patrícia Hill Collins dialoga sobre Feminismo Negro na Uneb: dia 19 de junho, no Campus de Salvador
A Uneb realizará no próximo dia 19 de junho, a partir das 15h, uma série de encontros formativos com a socióloga e pesquisadora norte-americana Patrícia Hill Collins. As atividades acontecerão no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, em Salvador, e estarão reunidas sob a temática “Feminismo Negro e Interseccionalidades”.
A programação prevê uma conferência no Teatro da Uneb, às 15h, com o tema “Por que Feminismo Negro?”. Em seguida, às 17h, a cientista se encontrará com coletivos de estudantes da Uneb que dialogam com as suas áreas de pesquisa. A culminância da agenda será às 18h, no foyer do Teatro, com uma sessão de lançamento do livro “Do black power ao hip-hop”, publicado pela Editora Perspectiva.
A iniciativa, que tem como objetivo proporcionar uma formação teórico-metodológica junto à pesquisadora, tem a realização do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica) e do Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) do Campus II da Uneb, em Alagoinhas, além da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A inscrição para participação no evento já estão encerradas, mas o público poderá acompanhar as atividades através da transmissão a ser realizada pelo canal da TV Uneb, no YouTube.
Patricia Hill Collins é socióloga, professora universitária de Sociologia da Universidade de Maryland, College Park. A docente chefiou o Departamento de Estudos Afro-Americanos na Universidade de Cincinnati por mais de duas décadas. Patrícia é considerada uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro norte-americano, em que se destaca a obra “Pensamento Feminismo Negro” lançada em 1990.
Fonte: Ascom/Uneb
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos