Prefeito tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral, também punido com a inelegibilidade

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta terça-feira, por três votos a dois, cassar os mandatos do prefeito de Barueri (SP), Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita, Dra. Claudia (PSB). Cabe recurso contra a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rubens Furlan (à esquerda) e Beto Piteri: ex-prefeito e prefeito foram considerados inelegíveis

A condenação se deu por uso indevido dos meios de comunicação social e também se estende ao ex-prefeito da cidade Rubens Furlan (PSB). Furlan e Piteri foram condenados à inegibilidade por oito anos.

A ação trata da divulgação de vídeos publicados e impulsionados por Furlan em suas redes sociais a favor de Piteri, que era seu candidato nas eleições do ano passado. De acordo com o processo, os vídeos a favor do candidato do Republicanos foram visualizados 12,9 milhões de vezes, número que supera em mais de 40 vezes o tamanho do eleitorado de Barueri.

— O acervo probatório não deixa dúvida de que houve a veiculação reiterada de propaganda eleitoral por meio de impulsionamento, tanto em benefício dos recorridos como em prejuízo de seu adversário, com alcance massivo e desproporcional, de modo a comprometer a paridade de armas — declarou.

Ao divergir desse entendimento, o desembargador Cotrim Guimarães argumentou que Piteri foi marcado nas publicações de Furlan, e não as publicou diretamente, sendo assim um “sujeito passivo” na irregularidade. Para o magistrado, “falta clareza” na legislação eleitoral a respeito dessa prática.




O desembargador Encinas Manfré rechaçou a alegação do colega, destacando que foram veiculadas 94 publicações que ele considerou “ilegais”:

— Foram reiteradas situações. Ele (o candidato Piteri) foi notificado de cada marcação. Não foram apenas seis, quatro, ou dez. Foi um volume muito elevado. Ele tinha ciência, poderia adotar providências, como a remoção das respectivas marcações. O que não se verificou, a despeito das constantes e reiteradas condutas.

A ação foi movida pela coligação Aqui Tem Barueri (União Brasil, PP, PL, PRD, PRTB, Mobiliza, Agir, PSD, Avante e PDT) e pelo Diretório Municipal do União Brasil de Barueri.

Piteri e Furlan não se manifestaram a respeito da decisão. Até momento não mantiveram contato com nenhum veículo de comunicação…

Fonte: O Globo  – Foto: Reprodução/Instagram – @betopiteri

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”




Deixe o primeiro comentário

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

https://novatopnet.com.br/links/

Suporte aqui!