Prefeitura e Unicef promovem seminário sobre o ECA Digital e rede de proteção integral de crianças na primeira infância

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove, nesta quinta-feira (21), o Seminário UAPI & Maio Laranja, às 8h, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

A atividade integra a programação do Maio Laranja e reforça o debate sobre as novas diretrizes do ECA Digital e a prevenção das violências contra crianças e adolescentes nos ambientes físico e virtual, dentro da campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

O encontro reunirá servidores municipais das áreas da saúde, educação e assistência social que atuam nas Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), além de representantes da rede de proteção, universidades e especialistas, para discutir estratégias de proteção integral de crianças na primeira infância e os desafios contemporâneos relacionados à segurança digital e ao cuidado intersetorial.

Entre os destaques da programação estão debates sobre o atendimento às crianças de até 6 anos em situações de suspeita de violência sexual, os fluxos de atendimento da rede de proteção e a apresentação da iniciativa UAPI. O seminário também dialoga com a necessidade de ampliar ações de educação digital, proteção de dados, segurança online e promoção de uma cultura de direitos desde os primeiros anos de vida.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou a relevância da parceria com o Unicef e da atuação integrada nos territórios de Salvador. “Esse seminário é muito relevante, primeiro, pela pauta que traz, que é a proteção integral de nossas crianças e adolescentes. E essa parceria com o Unicef, que é uma entidade internacional com representação em todo o mundo e que, em Salvador, já faz um trabalho muito integrado, é de fundamental importância para termos uma metodologia, uma troca e uma base mais técnica de atuação nos nossos territórios”, afirmou.

A titular da SPMJ também ressaltou outras iniciativas desenvolvidas em parceria na capital baiana. “Só em Salvador, falando rapidamente do que temos com o Unicef, temos a Unidade Amiga da Primeira Infância, temos programas voltados para a primeira infância antirracista, além da Agenda Cidade Unicef. São ações extremamente integradas, que potencializaram muitos territórios”, completou.

Rede nacional – A UAPI é uma estratégia voltada ao fortalecimento das políticas públicas municipais para crianças de 0 a 6 anos, promovendo a integração entre saúde, educação infantil e assistência social. A iniciativa apoia os municípios na qualificação da gestão pública, na formação de profissionais e na implementação de ferramentas de monitoramento para ampliar a qualidade dos serviços ofertados à primeira infância.

Criada em 2019, em Fortaleza (CE), inicialmente com foco na atenção primária à saúde, a UAPI expandiu sua atuação para as áreas de educação infantil e assistência social, consolidando-se como uma metodologia de fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância em diferentes municípios brasileiros.

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos