Previdência de Salvador realiza arraiá junino para aposentados e pensionistas – Secretaria de Comunicação

Previdência de Salvador realiza arraiá junino para aposentados e pensionistas – Secretaria de Comunicação

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

O Fundo Municipal da Previdência de Salvador (Fumpres) promoveu, na manhã quinta-feira (9), um arraiá para o grupo de convivência Viva a Vida. O evento, que reuniu aposentados e pensionistas da Prefeitura, ocorreu no Mercado de São Miguel, localizado na Avenida José Joaquim Seabra, em Nazaré, e contou com a apresentação da banda de forró da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo a gerente da Fumpres, Clarissa Assiz, festividades como essa proporcionam uma revigorante quebra na rotina para os idosos, permitindo-lhes interações sociais para além do círculo familiar. “Em muitos casos, os filhos saem de casa para ter suas próprias vidas. Assim, de uma hora para outra, aquele servidor se vê sem o ambiente de trabalho e passa a ficar em casa, sozinho. Então, acredito que dançar, conversar e se divertir reaviva essa convivência social, trazendo uma nova energia, uma nova determinação para essas pessoas”, opinou.

A chefe do serviço social, Amelcy Lobo, descreveu o momento como uma “troca de memórias e afeto”, destacando como a integração social proporcionada pela festa contribui para o bem-estar e autoestima dos idosos. “Eles escolhem suas roupas com cuidado, querem estar bonitos para mostrar aos amigos e colegas, como costumavam fazer durante a vida laboral. Quando ficam em casa, muitas vezes descuidam da aparência, então na festa é onde se arrumam, para se sentirem mais vivos”, acrescentou.

Membro da banda da GMS, o guarda municipal Gilson Conceição expressou imensa satisfação em poder tocar para terceira idade. “Proporcionar felicidade para eles é algo que a gente faz sem pensar duas vezes”, pontuou.

Para a celebração, foi organizada uma quadrilha com os idosos através da oficina de dança realizada na sede da Fumpres, na Avenida Joana Angélica, em Nazaré. Todas as segundas e quartas-feiras são realizadas oficinas e atividades de convivência como dança, yoga ou teatro.

Alegria – A professora aposentada Ana Maria Oliveira, faz parte do grupo há 20 anos e destaca como essas ações preenchem de alegria a vida de aposentada. “São atividades diferentes, que nos trazem confiança e a oportunidade da convivência social. Além das assistências da própria sociedade que nos acolhem com tanto carinho, temos amizades enriquecedoras”, relatou.

A aposentada Mariete Pereira reafirma essa importância, completando que o apoio e carinho da direção, assistentes sociais e colegas a tiram da depressão. “Esse carinho preenche o nosso coração, nosso vazio”, reconheceu.

Reportagem: Iann Jeliel/Secom PMS

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário