Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre prevenção combinada ao HIV – Secretaria de Comunicação

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre prevenção combinada ao HIV – Secretaria de Comunicação

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Subcoordenação de Cuidados Transversais em Saúde e Diretoria/Coordenadoria da Atenção Primária à Saúde (APS) e o campo temático de enfrentamento as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vem realizando uma série de capacitações com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento à população de Salvador. Na semana passada, foi promovida uma qualificação sobre Prevenção Combinada ao HIV, no auditório da Faculdade Estácio, localizada na Rua Xingu, Stiep.

A atividade envolveu 220 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, com vistas a conhecer, prestar assistência e estimular a prevenção combinada nos atendimentos. De acordo com a enfermeira e referência técnica do campo temático de enfrentamento às ISTs da SMS, Jéssica França, a capacitação é necessária para fortalecimento de políticas públicas de prevenção ao HIV.

“Na prevenção combinada, reconhecemos as especificidades de cada pessoa que acessa os postos de saúde e trabalhamos com a prevenção combinada/adequada ao paciente. A APS se torna responsável por ordenar e direcionar as ações de cuidado. Então, estamos qualificando profissionais de diversas categorias para fazer esse ordenamento do cuidado”, explicou.

Mirele França, também enfermeira técnica do campo temático de enfrentamento às ISTs, destaca a importância de falar sobre a prevenção combinada para além do preservativo ou da testagem. “Existem outras tecnologias que a pessoa pode optar para se prevenir. Temos uma gama de ações e serviços que podemos oferecer a pessoa usuária para qualificar sua saúde, como a Profilaxia Pós e Pré-Exposição ao HIV (PEP e PrEP), entre outras prevenções explicadas no curso para que os profissionais saibam para onde encaminhar o paciente e o que oferecer de serviços”, destacou.

Capacitação – Participante da capacitação, a enfermeira Ana Cláudia Souza disse esperar que as orientações possam ser aplicadas da melhor forma na assistência e acolhimento dos pacientes nas unidades. “Precisamos buscar as melhores estratégias tanto no município quanto no país para combater esse vírus, que tem comprometido significativamente a saúde da população. A prevenção combinada, além de suas diversas abordagens, também tem o intuito de promover a educação sexual”, completou.

O psicólogo Wagner Nunes se inscreveu no curso com o intuito de entender a oferta de serviços para a população de maneira geral e levar esse conhecimento aos consultórios. “Muitas vezes, as pessoas têm receio de buscar a unidade básica, mesmo com a oferta de testes rápidos. Estamos tentando quebrar isso através de muita educação permanente em saúde e busca de conhecimento, para que possamos eliminar esses estigmas e atender a população da maneira que realmente precisa ser atendida”, analisa.

Prevenção combinada – É a denominação para uma estratégia onde diferentes métodos são utilizados de forma combinada para prevenir a infecção pelo HIV, levando em consideração a autonomia, as necessidades e as possibilidades de cuidado para cada pessoa. A Subcoordenação de Cuidados Transversais em Saúde desenvolve ações durante todo o ano, estimulando todos os níveis de atenção da prevenção combinada, desde a testagem rápida (disponível na APS), o tratamento de sífilis, HIV e hepatites em redes de serviço especializado, até a distribuição de preservativos internos e gel lubrificante nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prefeituras-Bairro. O material pode ser retirado nesses locais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário