Saúde Pública: Hospital gerido pela Fundação Fabamed, inicia operação e recebe primeiro paciente

Morador de Salvador, o autônomo Esequias dos Santos, de 59 anos, foi o primeiro paciente acolhido no Hospital Manoel Victorino, em Salvador. Desde a última quarta-feira (15), a unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed passou a atender pacientes com perfil de clínica médica, ampliando a assistência ofertada aos baianos.

Diretor-médico da unidade, Sulivan Carlos Hubner explica que o paciente foi encaminhado através da Central Estadual de Regulação (CER) oriundo do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, em Salvador. “Recebemos o nosso primeiro paciente ainda durante a madrugada e, imediatamente, a equipe multidisciplinar da unidade iniciou todo o atendimento clínico, bem como a realização de exames para fechar o diagnóstico do paciente, que se encontra estável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e recebendo todo o suporte necessário”, detalha.Ofertando 50 leitos de enfermaria adulto, 48 leitos de enfermaria pediátrica, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, todos com perfil de clínica médica, o Hospital Manoel Victorino teve seu perfil modificado para absorver pacientes adultos e pediátricos com síndromes respiratórias, dengue e outras patologias clínicas.

Diretora-geral da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, destaca que a unidade conta com equipe multidisciplinar e equipamentos para assegurar uma assistência rápida e resolutiva. “O Manoel Victorino passa a ser gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta”, afirma.




MUDANÇA TEMPORÁRIA DE PÉRFIL

Até então referência para ortopedia, o Hospital Manoel Victorino teve seu perfil alterado temporariamente, como explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Esta mudança é destinada a atender ao crescimento dos casos dessas doenças, como as Síndromes Respiratórias, Dengue e demais patologias clínicas, garantindo assim um atendimento mais eficaz à população. Então, essa mudança temporária do perfil do Manoel Victorino será fundamental para seguirmos prestando um atendimento de qualidade à população”, ressaltou.

Após esse período, a unidade será completamente requalificada e atenderá o perfil de clínica médica vascular e cirurgias. Os pacientes que necessitam de atendimento na área de ortopedia foram absorvidos pelo Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.

Fonte: SESAB – Ascom-Fabamed

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”




Deixe o primeiro comentário