SEC divulga selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado dos estudantes selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano (DJBA) e Estágio Legislativo. Ambas as iniciativas são fruto da parceria entre a SEC e a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e oferecem aos jovens a oportunidade de participarem ativamente da elaboração de projetos de lei e vivenciar o cotidiano legislativo baiano. As listas dos selecionados estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Para garantir uma vaga em cada um dos programas, os candidatos passaram por duas etapas seletivas. Na primeira, os candidatos elaboraram os projetos de lei e apresentaram no ato de inscrição, contabilizando a participação de estudantes de todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A segunda etapa envolveu a seleção dos projetos de lei realizada por uma comissão avaliadora, seguindo critérios estabelecidos pela coordenação. Ao todo, 63 estudantes da Educação Básica foram selecionados para o DJBA e 51 universitários e egressos da rede estadual pública de ensino da Bahia foram selecionados para o Programa Estágio Legislativo.

“O Deputado Jovem Baiano e o Estágio Legislativo são experiências em que a juventude baiana – estudantes dos ensinos Básico e Superior, das redes pública, privada ou egressos – podem conhecer o espaço legislativo. Através dessa simulação, os jovens irão desenvolver a cidadania conhecendo, por exemplo, como se constrói um projeto de lei e como ocorrem as votações de projetos. Esse programa mostra que é possível ocupar esse espaço”, explica a coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, ao reforçar que a experiência de simular fortalece os sonhos dos jovens em ocupar espaços na política.

Com a divulgação dos resultados, a coordenação dos programas entrará em contato com os estudantes selecionados para solicitar a matrícula e os documentos necessários, como foto, dados para passagens e hospedagem, termos de autorização para participação e uso de imagem. Durante a vivência legislativa, os estudantes selecionados serão acompanhados por técnicos do Núcleo Territorial de Educação de sua região, garantindo um suporte contínuo e adequado durante todo o processo.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário