Secis participa de roda de conversa da ABI sobre mídia, meio ambiente e poder nesta quinta (6) – Secretaria de Comunicação

Secis participa de roda de conversa da ABI sobre mídia, meio ambiente e poder nesta quinta (6) – Secretaria de Comunicação

O titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, irá representar o Município na roda de conversa Mídia, Meio Ambiente e Poder: desafios e perspectivas da cobertura jornalística. A atividade será realizada a partir das 14h desta quinta-feira (6), no auditório da Associação Baiana de Imprensa (ABI), na Rua Guedes de Brito, 1, Centro Histórico de Salvador, e fará parte do lançamento do Clube de Leitura “Odisseia Literária da ABI”.

O evento é promovido pela ABI, com o apoio da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. O público também pode levar um livro para doação – o montante será destinado ao projeto Circule um Livro, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf).

As experiências da Prefeitura serão apresentadas no segundo bloco, intitulado “Transparência e Ação: o papel dos órgãos na divulgação de dados”. A mesa abordará a interação do poder público com a mídia e as contribuições da gestão para uma cobertura mais qualificada, combatendo a desinformação. Também estarão presentes o diretor de Fiscalização Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, e as assessorias de comunicação dos órgãos.

“É de suma importância abordar a cobertura jornalística de temas ambientais. A mídia tem um papel fundamental na informação da sociedade e no combate à desinformação. A Prefeitura como um todo, incluindo a Secis, busca trabalhar sempre de maneira transparente, facilitando ao máximo o fornecimento de dados e a interlocução com a mídia e com a população”, afirma Euler.

Antes, acontece o bloco sobre “Vivências e Desafios da Pauta”, que contará com a participação da jornalista e pesquisadora em Jornalismo Científico e Tecnológico pela Ufba, Mariana Alcântara; da repórter do jornal Correio e mestranda em Comunicação e Cultura Digital pela Ufba, Carolina Cerqueira, e pela jornalista, professora e coordenadora dos projetos A Tarde Memória e REC A Tarde, Cleidiana Ramos.

A diretora de Comunicação da ABI, Jaciara Santos, defende que a cobertura jornalística de questões ambientais é crucial para manter a população informada, combater fake news e o negacionismo científico. “Além de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de desastres ambientais, a atuação corajosa desses repórteres contribui significativamente para a formação de uma opinião pública consciente e engajada, capaz de cobrar ações efetivas e sustentáveis das autoridades”, argumenta a jornalista.

Ações – A Secis tem elaborado planos, atividades e metas para a promoção de uma cidade cada vez mais sustentável. Nos últimos 11 anos, Salvador tem recebido diversas ações voltadas para a revitalização e expansão de suas áreas naturais, projetos para a redução das emissões de gases de efeito estufa, programas de incentivo à energia solar e à construção de edifícios sustentáveis, além de estratégias para a promoção da mobilidade elétrica.

Este ano, a pasta foi responsável pela inauguração do Hospital Municipal Veterinário, primeiro hospital público veterinário do estado; pelo plantio de mais de 5 mil mudas na cidade; e pela promoção e participação de eventos sobre o meio ambiente, sustentabilidade, resiliência e mudanças climáticas.

O órgão tem incentivado também construções mais sustentáveis em Salvador, por meio de iniciativas como o IPTU Verde e o IPTU Amarelo, que concedem descontos de até 10% no valor do imposto para residências que adotarem práticas sustentáveis nas edificações (no caso do IPTU Verde) e que utilizarem placas fotovoltaicas (no caso do IPTU Amarelo). Além disso, tem contribuído para a geração de emprego e renda em profissões voltadas para a sustentabilidade, por meio da promoção do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e da aceleração de soluções que visam a redução de gases do efeito estufa, contando com parceiros como o Senai.

A Secis tem atuado ainda na promoção da limpeza das praias, com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb); no incentivo ao cultivo de hortas nas residências, nas escolas e demais instituições públicas; no incentivo à reciclagem, por meio das Casas SO+MA e do consumo de produtos agroecológicos, por meio de Feiras Agroecológicas.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário