Sempre abre inscrições para Seminário do Esporte para Surdos – Secretaria de Comunicação

Sempre abre inscrições para Seminário do Esporte para Surdos – Secretaria de Comunicação

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Com intuito de sensibilização, instrução e capacitação das práticas relacionadas ao surdo inserido nos esportes, a Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoverá o Seminário do Esporte para Surdos. Aberto ao público, o evento terá acessibilidade em Libras e audiodescrição e será realizado no próximo dia 18, das 8h às 12h, no auditório da Sempre, na rua Miguel Calmon, 28, 4º andar, Comércio. As inscrições podem ser feitas através do link 

O encontro foi idealizado por Lucas Jambeiro, paratleta beneficiado pelo programa municipal Bolsa Atleta e estagiário da Sempre através do programa Jovem Aprendiz. Além da experiência inclusiva do jovem no voleibol, a programação do evento contará com especialistas e autoridades no assunto.

A diretora da DPCD, Daiane Pina, explicou que o relato de Lucas será um momento importante na abertura da programação. “Ele é um homem surdo que é jogador de vôlei, que viaja, compete e ganha títulos. Ele quer que as pessoas saibam a importância do esporte para os surdos”, disse.

A mesa será composta de paratletas surdos e convidados da sociedade civil. “Esperamos familiares e outras pessoas ouvintes que queiram saber mais sobre nossas políticas inclusivas. Existem sim atletas surdos, cegos e com outras deficiências que competem, são ranqueados, têm troféus, medalhas e prêmios. O apoio é fundamental e a gente está aqui para fomentar o esporte inclusivo. O esporte é para todos e é isso que queremos disseminar no seminário”, frisou.

De acordo com o diretor-geral de Esportes e Lazer da Sempre, Felipe Lucas, o evento será um momento de escuta e trocas de experiências. “Esporte e inclusão caminham juntos. Com adaptação todos podem praticar o esporte. Nós entendemos que é possível e, por isso, temos trabalhado diariamente para ofertar as modalidades esportivas e fomentar talentos. O mais importante é estimular as habilidades desses atletas e quebrar as barreiras do preconceito para incluir cada vez mais”, reforçou.

Central de Libras – Um dos destaques das políticas públicas de inclusão em Salvador é criação da Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (Cacs), que visa promover um avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e potencialidades desse público na cidade, além de realizar capacitações e garantir atendimentos em audiodescrição e Libras nos serviços públicos municipais. Neste mês de junho, a Cacs formou mais uma turma de Libras, composta por agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). 

A Cacs fica localizada na Rua Torquato Bahia, no Edifício Americano Portugal, no Comércio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para entrar em contato com um intérprete de Libras, basta acionar os telefones (71) 99210-5814, 99694-1101, 99605-1101, 99970-1101 e 99997-1101. Já quem necessitar de serviços para pessoas com deficiência audiovisual pode contatar a central através dos números (71) 99910-1101 e 99722-1101. 

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário