Sesab garante atendimentos em saúde nos festejos juninos

As mais de 1,5 milhão de pessoas que aproveitarão as festas juninas na capital e no interior do estado já começaram a curtir o forró e as comidas tradicionais. No Parque de Exposições, em Salvador, os shows com grandes atrações iniciaram na quinta-feira (13) e a assistência à saúde e a prevenção de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs) estão garantidas no grande espaço montado para a festa. Essas iniciativas fazem parte das ações da Secretaria da Saúde do Estado durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

No primeiro dia de apresentações, no posto de testagem montado no Parque de Exposições, onde é possível realizar testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, foram realizados 653 exames. Deste total, 10 foram positivos para sífilis. Para HIV, Hepatite B e Hepatite C não foram registrados casos positivos.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressalta que, além da testagem, está sendo feito um trabalho educativo de prevenção de ISTs. “Profissionais vão em busca das pessoas que estão circulando no Parque de Exposições, passando orientações e entregando material educativo”, aponta. Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), estão sendo distribuídos preservativos. Neste primeiro dia de festa, foram 30 mil unidades.

Este é o segundo ano em que a estratégia de testagem de ISTs está sendo realizada durante os festejos de São João. Em 2023, foram realizados 14.548 testes rápidos nas sete cidades onde os estandes foram montados. Deste total, 27 foram positivos para HIV, 3 para Hepatite B, 7 para Hepatite C e para Sífilis foram 201 testes reagentes.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, todas as pessoas que tiveram resultado positivo para sífilis tiveram a opção de iniciar o tratamento no próprio posto. “Oferecemos a possibilidade de começar o tratamento para sífilis no próprio posto. Para as outras infecções, é dada toda orientação e é feito o encaminhamento para início do tratamento”, informa Eleuzina.

Uma das que fizeram a testagem foi Janinha Maria Santos Lima. Ela conta que sempre busca fazer os testes nestes grandes eventos. “Durante o Carnaval, vou ao posto de testagem para ver se está tudo certo com a minha saúde. Agora aproveito essa oportunidade também no São João. É importante fazer o teste para caso tenha alguma coisa, poder tratar e não haver consequências”, afirma Janinha.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

No interior do estado, os postos de testagem começam a funcionar na próxima semana. Nas cidades de Amargosa, Irecê e Santo Antônio de Jesus, os testes poderão ser feitos de 19 a 24 de junho. Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que, em Ibicuí, será de 20 a 24 de junho e, em Cachoeira, de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições funcionará de 13 a 15 de junho, de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.

Posto de emergência

A Secretaria da Saúde do Estado também montou, no Parque de Exposições, um posto para atender às emergências que, por ventura, ocorram durante as festas. No primeiro dia, foram 43 entradas, nenhuma delas com gravidade. Em nenhum dos atendimentos houve necessidade de encaminhamento para um hospital. O principal motivo dos atendimentos foi cefaleia.

“É um trabalho importante que estamos fazendo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Este ano, como novidade, temos o atendimento também na área de saúde mental”, explica a secretária Roberta Santana.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

Fonte: Ascom/Sesab

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário