Simões Filho: Será que acabou o “Amém”, após 100 dias, administração Del do Cristo Rei, Vereadores “acordam” para realidade na Saúde, Infraestrutura…

Simões Filho, cidade integrante da RMS – Região Metropolitana de Salvador , vive um momento de incertezas e tensões política nos seus primeiros 100 dias de governo sob a gestão do prefeito Devaldo Soares – Del do Cristo Rei – União Brasil. Desde que assumiu o cargo em janeiro de 2025, prefeito  Del, tem enfrentado desafios internos e externos que geram desgastes crescente na relação política com o ex-prefeito, DINHA e seu grupo, Dinha, embora não esteja mais no comando, OFICIALMENTE,  mantém forte influência sobre os destinos políticos da cidade de Simões Filho com extensão na administração municipal.

A Transição e os Primeiros Passos de Del do Cristo Rei

Em 2016, Dinha foi eleito prefeito de Simões Filho e, em 2017, assumiu o Executivo Municipal, sendo reeleito em 2020. Durante o período eleitoral de 2024, neste decurso de tempo, consolidou-se, como liderança na RMS, ao eleger a primeira dama, e ex-vereadora, Kátia Oliveira, com eleição e reeleição como Deputada Estadual, União Brasil,  coroando sua força, Dinha mobilizou a máquina pública buscando garantir a vitória de Del do Cristo Rei, que foi seu sucessor escolhido. Tendo sido direto e reto…”Nosso candidato é Del do Cristo Rei, quem não apoiar… Pede para sair, ou eu mesmo exonero…” Disse, em entrevista ao Panorama de Notícias.  A transição administrativa, no entanto, não ocorreu como esperado e prometido, sem planejamento, os serviços da Saúde, Transporte Escolar, Medicamentos, dentre outros foram descontinuados…gerando uma série de dificuldades para Del do  Cristo Rei e sua  nova gestão.

Del do Cristo Rei, ex-presidente da Câmara Municipal, fez parte da tropa de choque, dando amplo e irreestrito apoio ao ex-prefeito Dinha. Como herança, encontrou uma administração completamente desestruturada e sem planejamento adequado. A equipe de transição, nomeada por Dinha, não trouxe soluções eficazes e deixou um péssimo pacote administrativo,  obrigando Del do Cristo Rei a tomar decisões questionáveis, como o Decreto 001/2025, que exonerou todos os servidores comissionados da gestão anterior. Essa ação sem precedentes, desde a emancipação de Simões Filho, tem gerado insatisfação na base política e nos servidores, tornando-se um dos maiores pontos de tensão até o momento.

Foto: Redação Nacional 

Acabou o amém…? 

Durante palavra franqueada, na Segunda Sessão Ordinarial, do Primeiro Ano da 16ª Legislatura, parece-nos que parte da base de apoio, à administração Del do Cristo Rei, acordou de um sono letárgico, per perdurava desde o primeiro mandato do ex-prefeito Dinha, em 2016, tendo inclusive, com humor irônico, o plenário da Casa Legislativa, ter recebido a “alcunha”, de Casa do Amém… Porém, ALELUIA…!! GLORIA A DEUS…!! Durante a palavra franqueada, aconteceu o despertar, um verdadeiro milagre, e com posicionamento, que se espera, dos nobres edis, diversas críticas foram dirigidas aos secretários Gabriel – SEINFRA e Iridan Brasileiro – Saúde, com uma perfeita radiografia do “caos”, e falta de prestação de serviços de qualidade dos secretários citados. Vejam, os depoimentos, em vídeos, editados após término da Sessão Ordinária. Caberá, doravante, ao prefeito Del do Cristo Rei, avaliar com seus conselheiros políticos, e com os  Edis, e decidir-se pela continuidade, ou fazer, com coragem a sua primeira reforma administrativa, logo ao final dos seus primeiros 100 dias à frente do Executivo de Simões Filho…

Crise na Saúde e Falta de Planejamento

Na última Sessão Ordinária, Plenário da Câmara Municipal de Simões FIlho, Vereador Adaílton Caçambeiro, União Brasil,  finalmente, reconheceu o péssimo serviço prestado pelo município, na área de saúde, e fez fortes critica à secretária Iridan Brasileiro, o movimento desencadeado pela base aliada, do prefeito Del do Cristo Rei, é favorável a exoneração de Iridan Brasileiro, à frente da pasta desde a gestão, dita, Boa Terra Boa Gente…

A crise na saúde é um dos reflexos diretos dessa falta de planejamento. A titular da pasta, enfermeira Iridan Brasileiro, foi alvo de críticas não apenas da oposição, mas também de vereadores da base aliada, que exigem sua imediata exoneração imediata. A população tem sido prejudicada com a falta de serviços essenciais, e a ineficiência em vários setores refletido nas condições precárias do atendimento hospitalar, postos de saúde, falta de medicamentos básicos mantendo-se a crescente insatisfação com a gestão da saúde municipal, e em especial, a forma personalista da responsável pela pasta.

Problemas na Infraestrutura e na Educação




A situação na SEINFRA -Secretaria de Infraestrutura  também é crítica. As ruas de diversos bairros estão em condições péssimas, com buracos e falta de sinalização adequada, o que tem causado transtornos à população. A precariedade nas vias é um reflexo do descompasso entre as promessas de campanha e as ações efetivas do governo atual. Na administração, Boa Terra Boa Gente, sob liderança do ex-prefeito, ironicamente a população classificou a qualidade do asfalto como sendo “Asfalto Sonrisal”, o secretário Gabriel, não demonstrou capacidade diante dos desafios de uma cidade que é a 10 maior economia do Estado da Bahia, agiu como um “Atestador de Notas e Metragens” sem apresentar, na prática, a competência necessária para resolver, se que as constantes enchentes no município, vide Canal Muriqueira, que constantemente, trás prejuízos à população do Bairro Parque Continental e adjacências.

Outro setor problemático é a Educação, que enfrenta dificuldades no transporte escolar, principalmente para os estudantes universitários. A falta de transporte adequado gerou uma série de protestos e reuniões com a população, que se vê sem soluções concretas para a questão. Professores, manifestam-se por seus direitos…

 Foto: Redação Nacional – Manifestação: 27.01.2025 –

A paralisação e a precariedade do serviço de transporte escolar geram um descontentamento crescente. Heliente Mota, e a COPEL – Comissão Permanente de Licitações, até o momento batem cabeça, trazendo sérios prejuízos aos Estudantes Universitários, EAD e alunos da Rede Municipal de Ensino. O modus operandi da presidentes da COPE, Isa Carla, sempre aparece em destaque, com acidas críticas em toda RMS, por sua peculiar forma de conduzir os certames…

A Insatisfação Popular e o Impacto nas Redes Sociais

A população de Simões Filho, diante da falta de ações efetivas por parte da prefeitura, tem se voltado para as redes sociais para expressar sua insatisfação. Vídeos, Fotos, são postados nas Redes Sociais, amplificando a percepção de paralisia administrativa e a falta de execução dos básicos serviços prestados pelas diversas secretárias: Seinfra, Saúde, Esporte, Mobilidade, Serviços Públicos.. Em forte depoimento, na última Sessão Ordinária, Vereador Carlos Neto, “…Somente o prefeito Dinha, vê qualidade nesse rapaz. Esse rapaz não tem compromisso com Simões Filho…” 

https://youtu.be/sDxRP93lY-s

Acessem o link, e veja a falta completa de manutenção da praça localizada na Quadra V – CIA I

ttps://www.facebook.com/share/v/1ENXQDdHbc/

A Influência de Dinha na Administração Atual


Outro fator que contribui para o agravamento da crise administrativa é o grande número de Servidores Comissionados,  ligados ao ex-prefeito Dinha, tido como o o líder político, colocados em postos-chave da gestão Del do Cristo Rei. Deixam a transparecer, como “Operação Padrão” dificultar a autonomia, e projeto de governo prefeito Del. A persistente influência de Dinha no governo tem gerado um impasse político que compromete a eficácia da administração e deixa a população à espera de respostas e soluções concretas dos problemas, que não são poucos, e que impactam a vida do cidadão…

Pergunta, ainda sem resposta, Paira no Ar. Até Quando…??


Até quando Del do Cristo Rei se submeterá às pressões, do ex-prefeito Dinha e resistências dos nomeados, que travam suas ações administrativas. Esses primeiros 100 dias, da gestão Del do Cristo Rei, indica que essa é uma grande questão que paira sobre sua administração, enquanto os serviços à população continuam paralisados ​​os problemas se acumulam. O prefeito Del terá que REPENSAR sua postura e seu relacionamento com os membros de sua equipe para que Simões Filho possa, finalmente, superar essa crise e retomar o caminho do progresso… Repensar, é preciso, Simões Filho.

 

Fonte: Redação Nacional, a partir das manifestações Redes Sociais e avaliação, crítica, da  Sessão Ordinária.

 

 

 

 

 

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”




Deixe o primeiro comentário