Sudesb apoia baianos que buscam desenvolver seu potencial em viagens internacionais

Logo

Não há limites nem mesmo geográficos para o esporte baiano. Os atletas do estado têm disputado e conquistado diversas competições internacionais ao longo dos últimos anos, principalmente, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Para além da busca pela vitória, as provas mundo afora são importantes para desenvolver o potencial dos esportistas.

Com esse intuito, Rafael Abreu, 16 anos, do judô, e Paulo Kienby, 18, do beach tennis, aproveitam a modalidade de concessão de passagem aérea da autarquia estadual nesta semana. Eles viajam, respectivamente, para Portugal, onde Rafael participa de um treinamento especial e uma competição, e Argentina, onde acontece o torneio internacional BT50 de Rosário, da International Tennis Federation (ITF).

Foto: Ascom/Sudesb

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, explica como o apoio com passagens aéreas têm melhorado o nível dos atletas baianos. “Sem esse apoio da Sudesb, alguns atletas não conseguiriam sair do país ou seria muito difícil para eles, de forma que não pontuariam nos principais rankings ou disputariam com os principais nomes de cada modalidade. Com essa possibilidade de intercâmbio e preparação, eles podem melhorar e muito, trazendo grandes resultados para o Brasil e para a Bahia. Por isso, a Sudesb concede regularmente passagens aéreas para todos os continentes”.

Judô

Rafael já se encontra em Coimbra, em Portugal, para representar a Bahia no evento Estágio Internacional Sub-18 (Copa Cidade de Coimbra), que começa nesta quarta-feira, 22, e segue até o dia 29 de maio. Além da preparação e da disputa internacional em busca da vitória, o evento é um importante momento de evolução para o judoca, segundo Marcelo Ornellas, presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju).

“Rafael é uma das promessas do judô baiano. A participação nesse estágio junto à Seleção Brasileira é fundamental para seu desenvolvimento e evolução técnica. Agradeço o apoio do Governo do Estado, especialmente da Setre e da Sudesb, que estão sempre investindo nos talentos esportivos da Bahia”, afirma o presidente.

O atleta baiano terminou na 1ª colocação no Ranking Estadual 2023, na classe Sub-18, categoria (-81kg) e vem enumerando conquistas nesse modelo. Apenas neste ano, ele já ganhou quatro torneios entre estaduais e regionais: Super Etapa de Judô Santo Antônio de Jesus; Campeonato Brasileiro Região III – 2024; Super Etapa de Judô Simões Filho; Copa Bahia Open. Além disso, garantiu o bronze na categoria sub-21 nos citados torneios estaduais, que se somam aos feitos nos anos anteriores nas categorias inferiores.

Beach Tennis

Rumo ao território argentino, mais precisamente na cidade de Rosário, o beach tenista Paulinho busca somar pontos no ranking internacional da modalidade na disputa do torneio BT50, que vale 50 pontos para o campeão. O atleta viaja, com apoio da Sudesb, através de passagem aérea, nesta quinta-feira, 23, para participar da competição que será realizada nos dias 25 e 26 de maio.

Foto: Ascom/Sudesb

“Eu e meu parceiro estamos como a dupla cabeça de chave número 5 e com boas condições de brigar pelo pódio. Será uma grande experiência atuar fora do país, buscando melhorar meu ranking e meus resultados em relação ao nível do torneio”, afirma Paulinho, que vai disputar ao lado de Carlos Junior a chave principal.

Ele, atualmente, é o quinto baiano melhor colocado no ranking internacional ao ocupar o 297º lugar, além de também ocupar a 5ª colocação no ranking estadual profissional em 2024. O atleta vem de uma conquista importante no mês passado: o BT10 de Petrolina, ao lado do também baiano Pedro Barros, garantindo 10 pontos para cada no ranking ITF, e já foi vice de outras duas competições de mesma pontuação: em Maceió; e em Marechal Rondon, ambas neste ano.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui

Deixe o primeiro comentário