‘Tô com você no Enem’ promove ações para ampliar chances de sucesso dos estudantes da rede estadual

'Tô com você no Enem' promove ações para ampliar chances de sucesso dos estudantes da rede estadual

Todo ano, em média, cinco milhões de estudantes em todo o Brasil participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o Ensino Superior, no país. Na Bahia, quase 200 mil estudantes da rede estadual de ensino estão no último ano da Educação Básica. Para ampliar suas chances de sucesso no exame, eles contam com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que, este ano, lança o plano de ação ‘Tô com você no Enem’. A atuação é dividida em quatro eixos centrais: Engajamento, Conhecimento, Investimento e Reconhecimento.

A SEC está investindo em todo o processo de preparação do estudante, desde o incentivo à inscrição até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do Enem. “Esta iniciativa possibilita que o estudante materialize seus sonhos e, sobretudo, tenha condições de, ao sair do Ensino Médio, continuar sua vida e suas escolhas com equidade e condições de exercer a democracia e a cidadania neste país”, ressalta a superintendente de Políticas para a Educação Básica da secretaria, Leninha Vila Nova. O ‘Tô com você no Enem’ segue um cronograma que está em consonância com as datas já fixadas pelo Ministério da Educação.

Eixos 

Por meio do Eixo 1 (Engajamento) ‘Tô com você no Enem’, antes mesmo das inscrições serem iniciadas, foi realizado o Dia D da Isenção, em 23 de abril. Nesta data, as equipes técnicas da SEC, junto com os grupos pedagógicos, mobilizaram os estudantes para pedirem isenção, viabilizando computadores com acesso à internet, nas escolas. As famílias também estão sendo mobilizadas para que participem da rede de apoio aos estudantes.

Por meio do Eixo 2 (Conhecimento), são desenvolvidas ações como o pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT), cujas aulas já começaram desde o dia 6 de maio, com a distribuição de apostila para os participantes; simulados; oferta de material didático e equipamentos tecnológicos, como tablets com plataforma pedagógica; e conteúdos disponibilizados no Canal do Youtube da Educação e na Plataforma do Instituto Anísio Teixeira.

Em paralelo às ações pedagógicas nas unidades escolares, a SEC também programou atividades de apoio extraclasse, como a participação dos estudantes em eventos como Feira das Profissões, assim como rodas de conversas com alunos egressos das unidades estaduais, que hoje estão na universidade para relatarem suas experiências, como incentivo aos vestibulandos. Também são realizados investimentos na formação de educadores e na inovação com a aquisição de novas ferramentas pedagógicas, entre outras ações que abrangem todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.

Reconhecimento 

Como forma de engajar ainda mais os estudantes e as unidades escolares a participarem das provas, está previsto um reforço a mais de R$ 200, por meio do Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público. Além disso, os estudantes e as unidades escolares que tiverem um bom desempenho nas provas serão premiados como reconhecimento aos esforços no último ano da Educação Básica.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário