Uesb realiza série de eventos no Novembro Negro
No Brasil, o mês de novembro convida, desde 2010, por meio da Lei 12.519 que institui o Dia da Consciência Negra, a reflexão sobre a luta contra o racismo e a desigualdade racial. O “Novembro Negro”, mês dedicado à celebração da cultura, história e contribuições da população negra no país, estimula debates, reflexões e iniciativas que visam combater o racismo e celebrar a riqueza cultural e histórica da população negra no Brasil. Buscando contribuir com essas discussões, a Uesb realiza uma série de atividades em torno da temática.
O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) promove, entre 16 e 20 de novembro, os eventos da 20º Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira. A ação irá debater atividades no campo da educação, relações étnicas, raciais, estudos de gênero e interseccionalidades, articulando a tríade entre ensino, pesquisa e extensão. A ação ocorrerá no campus de Jequié, das 9 às 12 horas, no Centro de Documentação Albertina Lima Vasconcelos (Cedoc).
Até 25 de novembro, será realizado o curso de extensão “Idade Média e Feudalismo na África? Problematizando os antigos reinos Gana/Mali/Songai”. A ação faz parte do projeto “Antigo Regime em Debate”. Já até 28 de novembro, será realizado, ainda, o curso de extensão “Na gira do saber”. A iniciativa traz o debate sobre intolerância e racismo religioso sofridos, especificamente, pelas comunidades tradicionais de matriz africana em território baiano. A ação será realizada em Vitória da Conquista.
Com o objetivo de refletir sobre a educação antirracista e os saberes ancestrais afro-brasileiros do Médio Sudoeste da Bahia, a Coordenação de Extensão, Exporte e Cultura (Ceec) da Universidade realiza uma série de ações em Itapetinga, até o dia 28 de novembro. Todas as atividades integram o Novembro da Pertença Negra, que traz como tema central a “Educação antirracista e saberes ancestrais”.
Fonte: Ascom/Uesb
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos





