Governo destrava votação da taxa das blusinhas e PECs estratégicas no Congresso



SECOM BA_VACINAÇÃO 2026

O governo federal destravou pautas estratégicas após um almoço entre o presidente Lula, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara, Hugo Motta. As PECs da Segurança e do fim da escala 6 por 1 vão avançar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Já a votação da medida provisória das taxas das blusinhas deve ocorrer na semana que vem. A MP que zerou o imposto para compras internacionais de até US$ 50 perde a validade em 8 de setembro. Se o Congresso não aprovar o texto, a cobrança de 20% volta a valer.

Detalhes da notícia

Alcolumbre afirmou que a votação vai a plenário na próxima semana. As PECs da Segurança e que acaba com a escala 6 por 1 devem ser aprovadas na CCJ, mas só chegarão ao plenário depois das eleições e passarão por dois turnos.

Contexto e análise

Lula se comprometeu a criar o Ministério da Segurança Pública quando a PEC for aprovada.

Perguntas frequentes

O que está acontecendo?

Lula, Alcolumbre e Hugo Motta acertam pautas. MP das blusinhas vai a plenário na próxima semana.

Quando teremos mais informações?

As negociações e votações devem seguir nos próximos dias. Fique atento ao Redação Nacional para atualizações.

Qual o impacto para a população?

As decisões sobre tarifas, subsídios e impostos afetam diretamente o preço de produtos e serviços no dia a dia dos brasileiros.

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”

Badge Redação Nacional