Binho do Quilombo: Polícia Federal prende, em Salvador, mais um suspeito de participar da execução do Líder Quilombola

Salvador, Bahia: Após 7 anos, a Polícia Federal conseguiu prender um suspeito de participação na execução do líder quilombola Binho do Quilombo, da Comunidade Quilombo de Palmares, em Simões Filho, Bahia. O suspeito foi detido em um shopping em Salvador. Binho do Quilombo era filho da ativista e líder negra Mãe Bernadete, que foi assassinada em 2023 de maneira semelhante ao ocorrido com seu filho. A polícia está investigando ambos os casos e a sociedade aguarda a conclusão das investigações e a captura dos envolvidos e mandantes.

https://redacaonacional.com.br/mae-bernadete-pacifico-sob-forte-comocao-velorio-sera-na-capela-sao-goncalo-sepultamento-quinta-dos-lazaro-sabado-as-10h/

O Brasil tem visto um aumento vertiginoso de ocorrências contra lideranças afrodescendentes, assim como altos índices de mortalidade entre negros e pardos em comunidades carentes na Bahia e em todo o território nacional, conforme indicam organizações de direitos humanos.

 

As organizações que defendem os Direitos Humanos, a ONU destacam que a situação é alarmante e requer medidas urgentes para proteger as lideranças afrodescendentes e combater a violência estrutural que afeta de maneira desproporcional as comunidades negras no Brasil. A necessidade de políticas públicas eficazes e ações concretas para promover a igualdade racial e garantir a segurança dessas populações são fundamentais para enfrentar esse grave problema social.
https://redacaonacional.com.br/alba-eduardo-alencar-relembra-a-historia-de-luta-repudia-crime-contra-a-ialorixa-amiga-mae-bernadete/
Fonte: Redação Nacional / Polícia Federal – Fotos: Divulgação Redes Sociais

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”

Deixe o primeiro comentário