Fanfarras de Escolas Municipais se preparam para esfile do 2 de Julho – Secretaria de Comunicação
Com a proximidade do 2 de Julho, as escolas municipais de Salvador se preparam intensamente para o desfile cívico, que este ano celebra os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. Na Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, em Pirajá, os ensaios da fanfarra ocorrem de segunda a sábado, das 17h às 19h. Desde 1998, a unidade se faz presente no desfile das fanfarras e este ano conta com a participação de 107 alunos.
“A fanfarra tem uma importância muito grande para o 2 de Julho. Eu sou nativo de Itaparica, que teve uma ligação forte com a luta pela Independência. O próprio bairro de Pirajá, onde a escola está situada, também foi um bairro de batalha, então é muito importante poder celebrar a Independência da Bahia com uma apresentação tão bonita como é a das fanfarras“, relata o regente Emerson Brito, de 40 anos.
“Eu amo o 2 de Julho. Quando eu vim para essa escola em 2011, eu quis me aprofundar sobre a data dentro de Salvador e de lá para cá não parei mais. A banda só tem crescido e proporcionado um enriquecimento para a cultura”, completa.
O tema de desfile da Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Masp) este ano será “O Show da Masp Brasil em Cores”, em referência ao novo fardamento de cores diversas com o qual o grupo irá desfilar. A banda deverá se apresentar no dia 1º, durante a chegada do fogo simbólico a Pirajá e também na data magna, à tarde.
A novidade deste ano será a introdução da evolução na fanfarra e a renovação musical durante o desfile. “Os meninos farão evolução de círculo, evolução com a bandeira, caracterizando bandas-shows. Tocaremos canções como ‘Macetando’, de Ivete Sangalo, além de músicas de Roberto Carlos, Fábio Júnior e Carlinhos Brown. Claro que o Hino ao 2 de Julho também não vai poder faltar”, revela.
Integrante da banda, a estudante Nataly Gomes, 16 anos, se diz emocionada em fazer parte dos desfiles e da apresentação. “Eu acho incrível o 2 de Julho. É uma emoção muito grande participar do desfile, pois é um momento único. Este será o meu segundo ano e nós iremos desfilar com bandeiras e uniformes novos. Além disso, estamos ensaiando passos novos. Eu acho que estarei mais preparada, com mais postura e conhecimento do que o momento representa”, diz.
Para Luanne Duarte, de 12, este será o primeiro desfile. “Acho que será muito bom. Estou muito ansiosa, esperando o melhor possível e gostando muito dos ensaios”, pontua.
A diretora Lourdes de Paula Pedro declara que consegue ver a felicidade dos alunos durante o cortejo. “Eu já acompanhei o desfile e vejo que eles sentem muito orgulho em fazer parte, levando o nome da escola e da banda. Para eles é uma felicidade muito grande poder ocupar espaços que comumente eles não ocupam. Além disso, através da banda fazemos um acordo com eles para que se comprometam com o desenvolvimento em sala de aula. É algo que tem dado muito certo”, afirma.
Programação – Ao todo, oito escolas irão representar a Educação Municipal no desfile das fanfarras do 2 de Julho. As Escolas Municipais Barbosa Romeo (São Cristóvão), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela), Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Helena Magalhães (Boa Vista de São Caetano) irão abrilhantar o cortejo pela manhã e as Escolas Municipais Alexandrina Santos Pita, Fazenda Coutos e da Palestina desfilarão à tarde.
Reportagem: Pedro Chaves e Priscila Machado/Secom PMS
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos