Mega aulão do Enem reúne cerca de 7 mil estudantes no Centro de Convenções – Secretaria de Comunicação
Cerca de 7 mil estudantes participaram neste sábado (26) do mega aulão gratuito de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Centro de Convenções Salvador. Os jovens tiveram a oportunidade de rever tópicos importantes, trocar informações e até mesmo de relaxar um pouco para o dia da prova, que será realizada em todo o país nos próximos dias 3 e 10 de novembro.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), como parte do programa Ingressar, que visa promover o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao ensino superior, reduzindo as desigualdades e transformando vidas por meio da educação.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou os resultados da ação nas edições anteriores. “Nós oferecemos 1000 vagas no Ingressar, inclusive ofertando o transporte, mas nessa revisão outros alunos se aproximam, se integram nesse projeto importante. Ano passado, tivemos alunos aprovados em medicina, fonoaudiologia , administração, direito e outros cursos com amplas concorrências, tornando sonhos realidades e dando oportunidades de vida para todo mundo que quer estudar. Nossa torcida é que todos sejam aprovados naquilo que seja, de fato, a sua vocação, para terem um futuro de alegria ,trabalho e sonhos realizados”, disse.
A 5ª edição do mega aulão do Enem recebeu os melhores professores dos cursos preparatórios da capital baiana para uma revisão temática, além de dicas estratégicas e emocionais para uma boa pontuação nas diferentes áreas do conhecimento do Enem, que, atualmente, é a principal porta de entrada para o Ensino Superior.
O turno da manhã foi dedicado à área de Exatas, com aulas de Química, Biologia, Física e Matemática. À tarde, os alunos participam de algumas orientações e fizeram a revisão com professores de Geografia, Filosofia, História e Redação. O evento terá, ainda, a apresentação do Espetáculo Musical O Que Vou Ser Se Eu Já Cresci e um momento de descontração e relaxamento conduzido pelo DJ Pedro Chamusca.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lodêlo, ressaltou que o número de participantes deste ano já superou a edição do ano passado. “Depois de um ano todo estudando muito, esses meninos tem hoje um mega aulão que é um fechamento, praticamente, com dicas dos melhores professores de cursinho, com momentos de descompressão para que eles saiam desse momento de ansiedade. Então hoje aqui tem a ludicidade através do teatro, a gente tem através de um DJ no final do dia, o dia todo de dicas e interação, técnicas de relaxamento, conteúdo. Ou seja, um dia totalmente preparado para o aluno que vai fazer o Enem para que eles saiam daqui acolhidos e confiantes na aprovação”, contou.
Aulas – A professora de redação Mariana Carreiro contou que, ao lado da prefeitura Carol Silveira, dará dicas de repertório, eixo temático e fará um apanhado geral de projeto de texto, uma espécie de esqueleto da redação. Para ela, o aulão é Agora, super importante principalmente para os estudantes que ainda estão com muita dificuldade e que estão precisando de um socorro na reta final.
“A redação tem um peso altíssimo na nota. Geralmente é redação que coloca a média lá para cima, ao contrário do que muita gente pensa. O menino às vezes, quando não tem base, tem uma dificuldade muito grande na redação. Depois que ele aprende a fazer redação, ele percebe que é a disciplina mais fácil de todas e isso faz com que as notas sejam altíssimas. A gente tem uma quantidade muito alta de notas 900 ou mais, por exemplo, justamente por conta desse desempenho”, salientou.
A costureira Bárbara Silva, 42 anos, recentemente concluiu o ensino médio e agora sonha com um curso de enfermagem. “Eu tenho grandes expectativas, que eu posso estar absorvendo conhecimento para chegar em algum lugar porque para mim é tudo muito novo. Porque depois de muitos anos eu voltei para a sala de aula. Eu vou concluir agora o meu terceiro ano e pretendo fazer enfermagem e expandir nessa área de medicina se possível”, relatou.
A estudante Cibele Santana, 18 anos, sonha com a medicina. “Por ser nova aqui eu estou achando bem interessante. Eu cheguei umas 7h30 para ficar na frente. Eu gosto de filosofia e linguagens em geral. Pretendo fazer o Enem para medicina e design. É a segunda vez que vai fazer. No ano passado não tinha assistido ao mega aulão”, disse.
Preparatório – O mega aulão recapitula os assuntos mais cobrados no Enem e os temas que foram estudados ao longo do semestre durante a preparação do Ingressar iniciada em julho. Este ano, o Ingressar conta com a parceria dos cursos Análise, Impacto, Os Aprovados e Turbinados Maria Helena. O programa contempla jovens, com idades entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou residentes das regiões metropolitanas do município, estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital e beneficiários do programa Bolsa Família.
Também são contemplados egressos do 3º ano do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino, bolsistas integrais em escolas particulares no Ensino Médio que estejam cadastrados no CadÚnico, tenham renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo, conforme Decreto Nº 6.135/2007.
Diretor pedagógico e professor do curso Análise, Fabrício Mayan conta que na reta final de preparação para o Enem é fundamental revisar os pontos mais importantes e que são mais recorrentes nas diversas áreas do conhecimento, resolvendo questões relacionadas a esse conteúdo. Nas horas que antecedem a prova, sobretudo no dia anterior, Fabrício orienta os candidatos a fazer um relaxamento para que o corpo e a mente estejam bem preparados.
Transporte – Para garantir o acesso ao Centro de Convenções Salvador, situado na Boca do Rio, a Secretaria de Mobilidade (Semob) promoveu a criação da linha especial E148 – Terminal Acesso Norte ao Centro de Convenções, com operação das 7h às 19h, com partidas do ponto 14, no Terminal Acesso Norte. No sentido inverso, os coletivos estão saindo do ponto de ônibus em frente ao Centro de Convenções (sentido Itapuã).
Reportagem: Priscila Machado/ Secom
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos