Prefeitura inaugura 5º Restaurante Popular em Fazenda Coutos e chega a 2,4 mil refeições gratuitas distribuídas por dia

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta quinta-feira (13) o seu 5º Restaurante Popular Vida Nova, desta vez no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. Com a nova unidade, localizada na Rua E, Nº 105, a capital baiana terá capacidade de distribuir 2,4 mil refeições gratuitas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O espaço foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e por Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com capacidade de oferecer refeições para 400 pessoas por dia em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada. O espaço se soma aos restaurantes Vida Nova de Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras e Periperi – estes dois últimos inaugurados respectivamente em março e abril, chegando a três unidades entregues apenas em 2024.

Bruno Reis frisou que Salvador terá em breve mais cinco restaurantes populares, que vão distribuir 5 mil refeições gratuitas por dia. “Mais quatro serão inaugurados nos próximos dias e outro até o final do ano. Portanto, 10 unidades, que a Prefeitura espalhou em regiões que têm insegurança alimentar, nos quais as pessoas terão garantido o prato na mesa, para aí sim terem condições de buscar um emprego, uma qualificação profissional, para através do trabalho garantir o seu sustento, ter autonomia e progressão social”, disse.

“Serão 5 mil refeições que a Prefeitura vai distribuir gratuitamente, sem precisar pagar um real sequer por uma refeição de qualidade. Os restaurantes populares são um verdadeiro sucesso. Aonde nós entregamos, sempre que a gente visita esses restaurantes, a gente vê a alegria e a felicidade das pessoas”, completou Bruno Reis.

Assim como os demais restaurantes Vida Nova, o local faz acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), a cursos de qualificação profissional e a outros serviços do município a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. Além disso, terá um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal.

“Isso, sim, é cuidar de gente. Isso, sim, é programa social. Isso, sim, é combate à fome. Aqui, a família vai garantir o almoço, vai ser inscrita nos programas sociais da Prefeitura para receber os benefícios, como também o Bolsa Família. Vai ter curso de qualificação, vai ter intermediação de mão de obra para acessar o emprego, vai ter apoio de aluguel social para poder ter a sua casa. Então, é um programa amplo, mas o primeiro passo, até para que a pessoa tenha condições de avançar, é garantir a comida”, destacou Bruno Reis.

Próximos bairros – As cinco próximas unidades do Restaurante Popular Vida Nova serão criadas nos bairros de Mares, Sussuarana, Valéria, São Cristóvão e Pernambués. Como explicou Júnior Magalhães, os locais foram escolhidos por critérios técnicos, onde foram levantados o índice de insegurança alimentar de cada região, o índice de famílias em situação de extrema pobreza e o índice populacional.

“Até 6 de julho, vamos inaugurar as unidades de Valéria, de Sussuarana, de São Cristóvão e dos Mares. E a de Pernambués nós já estamos prospectando o melhor local. Só no Subúrbio, esse já é o terceiro que nós entregamos. Aqui já funciona, há muitos anos, o de São Tomé de Paripe, entregamos em abril o de Periperi e agora em Fazenda Coutos. Essa é uma ação importante de Salvador para que a gente vença a insegurança alimentar, porque a gente sabe que a fome é cruel, a fome machuca”, disse o secretário da Sempre.

O espaço é 100% climatizado com ar-condicionado e, além da praça de alimentação, tem sala de apoio, sanitários, bebedouros e cozinha. Não é preciso pagar nada pela refeição e os atendimentos são feitos por ordem de chegada.

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário