Prefeituras-Bairro de Salvador realizam mais de 680 mil atendimentos em nove meses e superam números de 2023 – Secretaria de Comunicação
As Prefeituras-Bairro espalhadas por Salvador já realizaram mais de 680 mil atendimentos nos primeiros nove meses deste ano, superando o total de 2023, quando 577 mil serviços foram ofertados à população da capital baiana. Com 10 unidades distribuídas pela cidade, os equipamentos oferecem uma ampla gama de serviços municipais, levando o atendimento para mais próximo do cidadão.
Primeira das 10 que foram implantadas em Salvador, a Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas completa neste ano uma década de funcionamento e está localizada no andar térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé. Moradora do Centro, a vendedora autônoma Geisa Silva, de 37 anos, se dirigiu à unidade para fazer o recadastramento no Cadastro Único. Junto aos seus dois filhos, de 7 e 9 anos, ela elogiou o atendimento: “Fui muito bem recebida com minhas crianças. Nos deram a senha, colocaram a gente sentadinho e agora estou esperando. Tudo com conforto e bem rapidinho”, afirmou.
As 10 unidades de Prefeitura-Bairro são as seguintes: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Cada uma delas engloba um conjunto de bairros que ficam ao redor da localidade-sede.
Nas unidades é possível, por exemplo, solicitar alistamento militar, realizar a inscrição ou a atualização em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, buscar encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além de solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.
O economista Ailton de Souza esteve na PB Centro nesta quarta-feira (16) para buscar um serviço da Secretaria de Desenvolvimento (Sedur) relacionado à construção civil. Atendido pela primeira vez na última quinta-feira, ele conta que recebeu toda a orientação sobre a documentação necessária e retornou nesta quarta para conclusão do serviço. “Estive aqui e a atendente muito atenciosa me muniu com todas as informações. Hoje, retorno trazendo tudo e fui muito bem acolhido. Só tenho a elogiar”, disse.
Frequentadora assídua da PB Centro, a atendente Ângela Paula Lima Machado, 50 anos, já esteve na unidade inúmeras vezes. Para ela, que mora e trabalha no Centro, a sede descentralizada da Prefeitura é o lugar mais próximo para a solicitação dos serviços públicos. “Venho marcar consultas, já solicitei serviços de iluminação pública e hoje vim fazer o recadastramento do CadÚnico. Aqui, o atendimento é ótimo e o serviço é rápido e eficiente”, elogiou.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, explica que nas unidades o cidadão pode resolver demandas ligadas a diversos órgãos municipais. “Há 10 anos, a gestão teve esse olhar de levar unidades descentralizadas da Prefeitura para pertinho do cidadão. De lá para cá, os números de atendimento crescem a cada ano”, diz o gestor, acrescentando que a meta é alcançar 1 milhão de atendimentos até o final de 2024.
Sandes atribui a ampliação aos investimentos realizados na estrutura das Prefeituras-Bairro ao longo dos últimos anos. Segundo ele, além da constante capacitação da mão de obra, com cursos que visam aperfeiçoar o atendimento, a gestão mudou todo o sistema operacional das unidades. “Nosso sistema informatizado e célere possibilita o atendimento rápido e, consequentemente, a mais pessoas”, pontua o secretário, lembrando que as unidades têm agregado novos serviços, a exemplo do suporte no credenciamento de ambulantes que foi finalizado na última semana.
Funcionamento – Os atendimentos em todas as unidades são realizados das 8h às 17h, de forma espontânea ou por agendamento através da plataforma digital Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) através de qualquer smartphone, computador ou tablet. O sistema fornece ainda informações detalhadas sobre os serviços disponíveis, incluindo os documentos necessários para o atendimento e as secretarias responsáveis pelo serviço pretendido. As unidades ainda possuem parcerias com outras esferas ofertando serviços ligados à Coelba, por exemplo.
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