Salvador e Benin estreitam laços em reunião para fomentar trocas culturais e o afroturismo – Secretaria de Comunicação
Fotos: Adam Vidal / Secom PMS
Nesta quarta-feira (9), a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Ana Paula Matos, recebeu o embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, em uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento das relações culturais, comerciais e turísticas entre Salvador e o país africano. Também participaram do encontro o cônsul honorário do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, e a chefe do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura, Isabelle Schaun.
Durante a reunião, foi estabelecido um plano de ação conjunto para popularizar as conexões entre Salvador e o Benin, a partir de iniciativas que envolvem desde missões comerciais e voos diretos, até o desenvolvimento de roteiros turísticos afrodiaspóricos. “Não tem como querer construir equidade sem estar com os nossos irmãos, da mesma origem. Essa é uma agenda de pertencimento e de reencontro. Salvador é o lugar onde essa conexão com o continente africano se faz viva e potente”, destacou Ana Paula Matos.
Entre os principais temas tratados, estão a criação de pacotes turísticos integrados entre Salvador e o Benin, ações de capacitação para guias de turismo afrocultural, intercâmbios culturais e educacionais, e o estímulo à instalação de investimentos beninenses em Salvador.
“Estamos prontos para colaborar e confiantes de que juntos seremos uma potência. A relação entre Salvador e Benin é de irmãos que se reencontram com propósito e visão de futuro. Essa parceria não será simbólica, será transformadora”, afirmou Ana Paula.
A chefe do ECI, Isabelle Schaun, destacou a importância de intensificar o diálogo entre os países. “Essa união é a consolidação de ponte internacional para a valorização da cultura afrodescendente, que contribui para o fortalecimento do turismo étnico-racial, da economia criativa e da cooperação internacional com base na igualdade e no respeito mútuo”, disse.
O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos




