Salvador registra o dia mais quente do ano neste domingo com temperatura de 35,2ºC – Secretaria de Comunicação

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Salvador registrou neste domingo (2), dia da festa de Iemanjá, a maior temperatura do ano, com 35,2°C na Base Naval de Aratu, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

A segunda maior temperatura foi registrada em 4 de janeiro de 2025, com 35°C, também na Base Naval de Aratu. Segundo o Cemadec, as altas temperaturas se devem a atuação de uma massa de ar quente seco associada a um sistema de alta pressão que mantem o tempo firme.

Há um ano foi registrada temperatura de 36,2° no dia 14 de janeiro de 2024, também na Base Naval de Aratu.

O sistema de alta pressão está frequentemente associado a massas de ar quente e seca fazendo com que o ar se aqueça ainda mais e se torne mais seco, fenômeno que se origina em áreas desérticas ou em regiões com clima árido, explica o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento.

Em um cenário com alta pressão, a umidade do ar diminui porque o movimento descendente do ar impede a formação de nuvens e precipitação. Como resultado, as condições climáticas ficam mais estáveis e secas, com temperaturas elevadas.

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário