Estudantes baianos são premiados em evento internacional de ciência, tecnologia e arte

Logo

Três projetos desenvolvidos por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas, no município de Ipiaú, foram premiados na Expo Milset Brasil 2024, maior evento de ciência e tecnologia voltado para alunos dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior, que  acontece até esta sexta-feira (31), em Fortaleza (CE). Eles estão credenciados para participar de outros três eventos, que serão realizados no Chile, na Colômbia e na Indonésia. Ao todo, 11 projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia tiveram apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para participar do evento.

A secretária da Educação do Estado (SEC), Rowenna Brito, comemorou a classificação e comentou a importância em estimular a iniciação científica na Educação Básica: “estamos muito felizes com a premiação e parabenizamos os professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e estudantes envolvidos nos projetos. Este resultado é reflexo do incentivo e apoio que nós damos ao desenvolvimento das pesquisas. O investimento em escolas mais modernas, com laboratórios equipados, e na formação de novos pesquisadores e o apoio que a Secretaria dá para eles participarem de eventos acadêmicos, em todo o país, fazem com que esses estudantes se sintam estimulados em desenvolver projetos aliados com as necessidades dos seus territórios. Esta premiação mostra o potencial das pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas para o desenvolvimento territorial e é uma forma de popularizar a cultura científica entre os jovens”.

Com o projeto “A importância da fábrica-escola na formação técnica dos educandos”, as alunas Ana Clara Santos Pereira e Ana Clara Santana Pereira, do Curso Técnico de Agroindústria com Ênfase em Chocolate de Ipiaú, conquistaram o 3º lugar em Ciências Agrárias e foram classificadas e irão participar, em outubro deste ano, do Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación, na Colômbia. “A fábrica não só nos auxilia em nossa formação, como tem um impacto significativo em nossa vida acadêmica, como futuras tecnólogas em Agroindústria”, ressalta Ana Clara Santana.

Os outros dois projetos de estudantes de Ipiaú que foram classificados são: “Cocoa’s face: nibs do cacau como alternativa para produção de esfoliante natural”, da aluna Isabele Araújo, do curso técnico em Biotecnologia, e “Benefícios do aproveitamento da farinha da casca do ovo para suplementação animal”, desenvolvido pelo estudante Rodrigo Oliveira, curso técnico em Zootecnia.

Os dois projetos foram orientados pela professora Rosilma Rodrigues. “A iniciação científica deixa os estudantes motivados e faz com que eles possam vislumbrar que, enquanto alunos de escola pública, são capazes de galgar outros horizontes, de almejar um futuro melhor ao concluírem o Ensino Médio”, ressalta.

Além do trabalho das estudantes de Ipiaú, mais oito projetos científicos estão sendo apresentados por alunos da rede estadual de Salvador, Feira de Santana, Ibiçussê, Santo Antônio de Jesus e Caetité. O evento internacional de Ciência, Tecnologia, Arte e Inovação é voltado para alunos nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior do Brasil, da América Latina e da Europa.

Mais do que a conquista dos prêmios, a participação é um estímulo ao protagonismo estudantil e a permanência dos estudantes nas carreiras científicas. Os melhores trabalhos serão selecionados para o evento mundial da Milset, que será realizado em 2025, nos Emirados Árabes, representando o Brasil em um dos maiores palcos de ciência e tecnologia do mundo.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos

Deixe o primeiro comentário